segunda-feira, maio 12, 2014

Tem início em Petrolândia o Curso Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, com a participação do prefeito do município, Lourival Simões, lideranças indígenas de várias partes do país e servidores públicos, o Curso Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, evento que se estende até a próxima sexta-feira (16), na Escola Dr. Francisco Simões de Lima. O curso tem como objetivo desenvolver temas relacionados à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), trabalhando o diálogo intercultural em um processo de ensino e aprendizagem que valorizem as práticas e os saberes dos povos indígenas em relação à gestão territorial e ambiental e de temas como história, antropologia, economia, agronomia, ecologia e ciência política.

A PNGATI foi instituída no dia 5 de junho de 2012, mas o debate até a assinatura do decreto ocorreu ao longo de vários anos. “A PNGATI foi construída com ampla participação indígena, pois o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído em 2009 foi resultado de sucessivos processos de reivindicação do movimento indígena por uma política pública que fomentasse ações articuladas em prol da sustentabilidade dos territórios indígenas e superasse a lógica de projetos pontuais do próprio Estado, sem financiamento constante.

Durante os cinco dias do curso que será realizado em Pertrolândia, os indígenas e demais alunos poderão compreender todo o histórico da implementação da PNGATI e os desafios que vão ser enfrentados daqui para frente.

Estiveram presentes na abertura do Curso Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, entre outras lideranças:

Lourival Simões: Prefeito do Município de Petrolândia
Marcelo Gomes Monteiro Luz: Cacique da etnia Pankararu da terra indígena Entre-Serras
João Guilherme: FUNAI de Brasília
Adelmar Júnior: Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco
Carlos Roberto: CR Baixo São Francisco
Ubirajara Fernandes Barbosa: Secretário de Assuntos Indígenas do Município de Petrolândia
Sarapó:  Pankararu Nação Cultural

Essas, entre outras lideranças, estarão presentes durante todo o curso para contar as experiências de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas.

Para ver mais fotos, clique> Curso de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas 

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário