sexta-feira, maio 02, 2014

Morre em Água Branca aos 86 anos a médica Doutora Quitéria


A médica Quitéria Bezerra de Melo, 86, morreu na madrugada desta sexta-feira (2), por volta das 2h, em sua residência, na Praça da Matriz, em Água Branca. Doutora Quitéria, como era mais conhecida, lutava há anos contra um tumor no cérebro que pode ter causado sua morte.

A prefeita Albani Sandes, afilhada da médica, decretou luto oficial de três dias no município. O velório está sendo realizado na Capelinha de Nossa Senhora do Rosário, onde será realizada a missa de corpo presente e logo depois, às 17h, haverá o sepultamento, no cemitério local.

Dra. Quitéria nasceu em Água Branca, no dia 19 de dezembro de 1927. Mais tarde, aos 27 anos, se formou médica pela Faculdade de Medicina do Recife – PE e retornou para sua cidade natal, onde exerceu a profissão durante 50 anos, período em que foi diretora do hospital local e ganhou a simpatia da população de toda região pela maneira como tratava aos pacientes.

Tantos anos dedicada à profissão, fez com que Dr. Quitéria não se preocupasse em se casar e ter filhos, mas em gratidão pelos serviços prestados, os água-branquenses passaram a médica de “Mãe de Água Branca”, principalmente pela quantidade partos que a mesma realizou, mesmo quando já estava aposentada. A profissional também foi homenageada ao ter seu nome dado a uma Unidade de Saúde municipal.

Já de cadeira de rodas por causa de sua doença, a última aparição em público da médica aconteceu em julho de 2013, quando lançou o livro Minha História, Minha Vida, um relato de sua autobiografia.

Informações e fotos: Minuto Sertão

2 comentários:

  1. Nossa! que coisa linda, sem palavras............

    ResponderExcluir
  2. Dra Quitéria Bezerra de Mello...foi uma mãe pra população de água branca ... Não tenho palavras pra descrever o quanto me fez bem....!!!

    ResponderExcluir