segunda-feira, março 17, 2014

Fernando Ferro solicita Audiência Pública para tratar do cancelamento de convênio do Submédio São Francisco

Deputado Fernando Ferro entrevistado por Assis Ramalho

O Deputado Fernando Ferro solicitou uma audiência pública na comissão de Minas e Energia para tratar do cancelamento de convênio da Chesf/CODEVASF com a população Submédio São Francisco, atingida pela construção da Barragem de Itaparica do Rio São Francisco.

Audiência Publica prevê a participação do presidente do Conselho Administrativo da ELETROBRAS, representantes da CODEVASF, CONTAG, Pólo Sindical do Submédio São Francisco e do Ministério Público Federal – PE para trazer esclarecimentos sobre o corte de recursos.

A suspensão do convênio, afetará de maneira drástica a produção agrícola dos irrigantes do Sub-médio São Francisco, bem como as cidades daquele território beneficiadas pela produção da agricultura familiar local.

A responsabilidade do setor elétrico brasileiro com essas famílias é histórica, porque essas populações foram atingidas pela construção da Barragem de Itaparica da CHESF. São mais de 6 mil famílias que trabalham nesse perímetro irrigado, envolvendo diretamente mais de 35 mil pessoas e afetando uma população de 100 mil habitantes daqueles Municípios que hoje são beneficiários desses programas de irrigação que dinamizaram a economia do Sub-médio São Francisco com a produção agrícola de frutas e que se constituem em alternativa econômica importante. O conselho de Administração da ELETROBRAS, com esta iniciativa interrompe o convênio de assistência ao projeto de irrigação da Usina de Itaparica. Com o corte serão suprimidos o bombeamento de água, a energia e o atendimento daquelas comunidades.

A votação do requerimento de audiência será ainda esta semana.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Fernando Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário