quinta-feira, março 20, 2014

Em Pernambuco adesão à paralisação nacional foi de apenas 19% na rede estadual

Secretaria de Educação e Esportes credita baixa adesão ao cumprimento integral da lei do piso nacional do magistério

Foi apenas parcial a adesão nas escolas da rede estadual de ensino à paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), à qual é vinculado o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Das 1.058 unidades, só 200 escolas, o que corresponde a 19%, aderiram parcial ou totalmente ao movimento, iniciado na segunda-feira (17).

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) credita isso ao fato de que Pernambuco já cumpre integralmente a pauta de reivindicações da CNTE, sendo um dos quatro estados que, segundo a própria central sindical, cumpre a lei do piso tanto no que concerne ao valor do salário, quanto ao respeito às aulas-atividade. Os demais são Acre, Ceará, Tocantins, além do Distrito Federal.
Em janeiro deste ano, o Governo do Estado já havia estabelecido um reajuste à categoria de 8,32%, o que foi pago em folha extra nesta segunda-feira (17), de maneira retroativa aos meses de janeiro e fevereiro.

De forma a garantir os 200 dias letivos a que tem direito o aluno, a SEE determinou que as escolas funcionassem normalmente nos dias previstos para a mobilização, e vai descontar as faltas.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário