quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Petrolândia: Prof. Paulo Campos formaliza pedido de tombamento da Igreja submersa no IPHAN


Protocolei no IPHAN proposta de tombamento da Igreja do Sagrado Coração de Jesus localizada no Lago de Itaparica Petrolândia . O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição. 

Se o IPHAN aprovar o pedido a Igreja terá que ser preservada e conservada sem custar nada para os cofres da Prefeitura. O projeto comprova que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus localizada no Lago de Itaparica Petrolândia Pernambuco é de propriedade da União cuja gestão é de responsabilidade da ELETROBRÁS/CHESF. Estas empresas poderão realizar todo investimento necessário através do incentivo da Lei Rouanet. A Chesf investe milhões e milhões de reais anualmente em projetos culturais dessa natureza no Brasil.

O engajamento da nossa comunidade, do nosso prefeito e de nossos vereadores através dos deputados estaduais, federais e senadores que eles dão apoio será de fundamental importância.

Número do protocolo no IPHAN: 01498.000250/214/2014-71

Paulo Campos

Fonte e foto: Blog do Icó Mandantes (http://www.sitiocampinho.com.br/blog_tombamento.asp)