quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Petrolândia: Dra. Cíntia Letícia, nutricionista, dá dicas para um bom Carnaval


O carnaval é a festa popular mais importante do Brasil. Durante os quatro dias de folia, a alegria é geral e a ordem é se divertir. Blocos, desfiles de escolas de samba, bailes, tudo é motivo para sair da rotina e cair no samba. Mas muitas vezes os exageros acabam com a festa: não são raros os casos de pessoas que são obrigadas a terminar o carnaval mais cedo, principalmente por motivos evitáveis.

- Beba muita água e mantenha o corpo hidratado, isso ajuda a aproveitar melhor a festa.

- Não misture bebidas destiladas com fermentadas. O melhor é estar bem e aproveitar tudo ao máximo.

- Se estiver na praia ou na piscina, não se esqueça de usar filtro solar e não fique o tempo todo exposto ao sol.

- Nunca dirija alcoolizado.

E a ressaca? Como curar?

Muita gente exagera na bebida alcoólica durante o Carnaval e, no dia seguinte, sofre com a ressaca. Muitas são as receitas caseiras para curar ou amenizar os sintomas, que podem ser dores de cabeça, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao barulho e sede.

A ressaca é causada pela hipoglicemia, desidratação e intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool).

Água e alimentos

O álcool é diurético, tende a aumentar a quantidade de urina produzida no organismo. Com isso, a pessoa urina mais e elimina mais água do corpo, o que pode desencadear desidratação. Assim, beber bastante água no dia seguinte à ingestão de bebidas alcoólicas ajuda a compensar a desidratação causada pelo excesso de álcool.

Além de ajudar na cura da desidratação, a água tem outra função no organismo. Durante o processo de destilação, são adicionados vários componentes às bebidas alcoólicas, e estes contribuem para as costumeiras dores de estômago que acontecem na ressaca. Beber muita água dilui estes componentes no estômago e trato intestinal, melhorando os sintomas de mal-estar abdominal.

Comer bem quando se está de ressaca não é fácil! Refeições leves, com frutas e sucos são ideais.

Prevenir é o melhor remédio

Para que curar uma ressaca se é possível preveni-la? A melhor recomendação é beber moderadamente, sem exagerar. Estar com o estômago cheio reduz os efeitos negativos do álcool. Ingerir água entre as doses de bebida alcoólica ajuda a beber menos e diminui a desidratação. Agora, para nunca ter ressaca, o segredo é não beber!

O carnaval é época de esquecer os problemas e curtir a festa. Desejo a todos os leitores do Blog de Assis Ramalho um excelente carnaval!

Cíntia Letícia Campos
Nutricionista - CRN6: 8528
Consultório na Neurocordis
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 63 - Centro
Petrolândia (PE)
Marcação de consultas: (87) 3851-0503



Dra. Cíntia Letícia para Blog de Assis Ramalho