terça-feira, fevereiro 04, 2014

Detran divulga formas de pagamento do Licenciamento 2014

A partir deste mês de fevereiro, está prevista a entrega dos boletos do Licenciamento 2014 na residência dos proprietários de veículos usados. Mas, tendo em vista a Greve dos Correios, o DETRAN-PE esclarece que existem formas alternativas de ter acesso ao boleto de pagamento do Licenciamento 2014 e que, portanto, a população não precisa se preocupar. São elas:

- Emissão, on line, do boleto, por meio do site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br. Neste caso, pode ser emitido o boleto tanto para pagamento parcelado quanto para pagamento em cota única. É importante destacar que o parcelamento do seguro DPVAT é possível somente para motos, ônibus e micro-ônibus e só pode ser feito no site do Seguro DPVAT: www.megadata.com.br.
- Emissão do boleto, parcelado ou em cota única, num dos pontos de atendimento do DETRAN-PE.

Assim que os Correios retomarem suas atividades, o boleto para pagamento do Licenciamento 2014 também será enviado às residências, por correspondência. É preciso ficar atento porque, neste caso, o boleto será exclusivamente para pagamento PARCELADO. Já, por meio do site do DETRAN, ou nas unidades de atendimento, de todo o Estado, será possível emitir o boleto tanto para pagamento em COTA ÚNICA quanto PARCELADO.

O DETRAN-PE incentiva o uso da Internet e aproveita para dizer que, em 2014, fará investimentos para que haja um aumento considerável do número de serviços que podem ser realizados via Internet.

Taxas que compõem o Licenciamento - O Licenciamento é composto pelas seguintes taxas:

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT),
Taxa de licenciamento
Taxa de Corpo de Bombeiros
Multas, caso estejam em atraso
O boleto do Licenciamento pode ser pago nos seguintes locais: Bancos do Brasil, Banco Gerador (Matriz), Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Postal e Casas Lotéricas.

É necessário pagar todas as taxas do Licenciamento para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV, também conhecido como Certificado de Licenciamento Anual - CLA), documento de porte obrigatório.

Até a liberação do novo documento, os condutores devem circular com o CRLV de 2013, porém o prazo limite para este porte depende da numeração da placa do veículo (Confira tabela abaixo). Após estas datas, o CRLV anterior (2013) perde a sua validade.

Confira o calendário de Licenciamento aqui> DETRAN-PE divulga calendário de Licenciamento 2014

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco com informações do DETRAN-PE