quarta-feira, novembro 27, 2013

Jatobá: Incentivo à leitura é tema de feira literária da EREM de Itaparica


A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Itaparica, no sertão pernambucano, realizou, no último dia 13, a II edição de sua Feira Literária. O objetivo foi socializar os resultados do projeto que vem sendo desenvolvido durante o ano letivo, intitulado Escola de Leitores, ler para fazer a diferença no mundo. Este ano o homenageado foi o poeta Vinícius de Moraes. A ação aconteceu no pátio da feira livre do município e recebeu cerca de mil visitantes.

Cerca de 400 estudantes saíram das suas salas de aula e levaram a leitura para o pátio da feira. Com banners, poesias, contação de histórias e apresentação cultural, os alunos do ensino médio da EREM de Itaparica passaram o dia mostrando para a comunidade a importância da leitura. A ação contou com a participação de parceiros como o SESC Ler de Paulo Afonso e a Prefeitura do Município.

Estudantes, professores das redes municipais e comunidade estiveram presentes. Para as crianças, a feira elaborou o espaço Arca de Noé, onde os visitantes puderam ouvir histórias e poemas cantados de Vinícius. Também foi montado um palco para apresentações culturais dos estudantes e artistas locais. “Foi um momento de integração com a comunidade. Nossos estudantes foram agentes multiplicadores de leitura levando para a comunidade a consciência de que ler é importante”, declarou a técnica educacional Vanúbia Pomponé.

Nos estandes foram apresentadas poesias de acordo com os movimentos literários, do trovadorismo ao pós-modernismo. Já na tenda dos escritores, as crianças participaram de uma pescaria e levaram livros como premiação.

Secretaria de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário