quarta-feira, novembro 27, 2013

Aldo Santos: Nosso semiárido é o mais populoso do mundo e precisa de políticas permanentes


Mais de 300 pessoas, entre representantes da sociedade civil, conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável, associações, sindicatos, movimentos sociais, lotaram o auditório do Plaza Hotel, nesta terça-feira (26), em Salgueiro, para a primeira das cinco Conferências de Convivência com o Semiárido que estão sendo promovidas pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

Gestores presentes na abertura do evento chamaram a atenção para a responsabilidade da população do semiárido no processo de construção das mudanças necessárias para conviver com as estiagens prolongadas que são cíclicas. O prefeito de Salgueiro, Marcondes Sá, ao dar boas vindas aos participantes disse que a população deve contribuir na implantação das mudanças que vão proporcionar a melhoria da qualidade de vida.

A gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, que representou o secretário Aldo Santos na solenidade de abertura do evento, destacou que experiências salvaram muitos agricultores familiares com esta estiagem e devem ser multiplicadas e aplicadas. “A Lei criada em Pernambuco que institui a Política de Convivência com o Semiárido vai permitir que as diretrizes definidas em conjunto Governo e sociedade de fato promovam ações permanentes, levando a população a mudar sua história de vida. “Que a música Asa Branca, adotada como hino do sertanejo, seja cantada no futuro com alegria por aqueles que aprenderam a viver com a realidade do semiárido”, disse.

O representante da ASA-PE, Edésio Medeiros, falou que a responsabilidade de cada um não termina com a conferência, mas com a parceria continua da sociedade civil e governo para avançar na implementação das ações para conviver com a estiagem. “Este momento que estamos vivendo é um marco para Pernambuco e para o País”, falou.

O secretário Aldo Santos que abriu os trabalhos da tarde, chamou a atenção para a implicação do processo de construção do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido. “Temos o semiárido mais populoso do mundo e para isso precisamos garantir políticas diferenciadas que contemplem todas as áreas - infraestrutura, saúde, educação”, ressaltou.

Ao final dos debates, os grupos de trabalhos, divididos por região de desenvolvimento, apresentaram suas propostas. Ampliação da construção de barragens, poços, cisternas, adequação do crédito rural à realidade de cada região, a inclusão de disciplinas sobre a convivência com o semiárido no currículo escolar, além da melhoria na divulgação das previsões climáticas pelas entidades meteorológicas estavam entre as proposições apresentadas.

Cronograma - Nesta quarta-feira, 27, Serra Talhada sedia a segunda conferência regional, além dos municípios de Garanhuns (28/11), Caruaru (04/12) e Surubim (05/12), culminando com a Conferência Estadual de Convivência com o Semiárido que será realizada em Recife, nos dias 09 e 10 de dezembro. Os trabalhos resultarão no Plano Estadual de Convivência com o Semiárido.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário