quarta-feira, julho 24, 2013

Pescadores começam a receber aulas de capacitação profissional


Os cursos de capacitação e profissionalizantes oferecidos pelo programa Chapéu de Palha da Pesca tiveram início para cerca de três mil pescadoras beneficiárias pelo programa. As primeiras turmas começaram no último dia 15 e são coordenadas pela Secretaria da Mulher. Já a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo iniciou suas turmas nesta segunda-feira (22). Para as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação, a previsão para o início das atividades será na primeira semana de agosto. As atividades seguem até o dia 29 de setembro e atenderão 8.018 pescadores e pescadoras artesanais localizados em 57 municípios pernambucanos.

Para ter acesso às aulas, os beneficiários devem levar consigo o cartão de freqüência, que registrará a presença desses trabalhadores em sala de aula. O documento contém todas as informações sobre os cursos escolhidos, como o curso, os dias e horários das aulas, além do local. A coordenação geral do programa ressalta que a presença desses trabalhadores nos cursos é condição indispensável para o recebimento da bolsa, que pode chegar a R$ 256,52 (complementar ao Bolsa Família). Também entrará em vigor, a partir de julho, o pagamento mínimo de R$ 100,00 para os pescadores beneficiados.

Nesta edição, o Chapéu de Palha da Pesca chega aos pescadores e pescadoras com novos cursos, a exemplo de Gestão Social, Produtiva e Econômica; Mecânica de Motores a Diesel Marítimo; Navegação Náutica com ênfase na Operação de GPS; Reparos de Avarias em Embarcações em Fibra de Vidro; Oficina de Carpintaria Naval; Reparo de Rede de Pesca; entre outros.

As atividades do programa Chapéu de Palha da Pesca são realizadas em parceria com cinco secretarias estaduais: Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; e Mulher. Para mais informações ou dúvidas, o trabalhador deve ligar, gratuitamente, para o número: 0800 282 5158.

Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário