sexta-feira, julho 05, 2013

Paulo Henrique Amorim é condenado a prisão por injúria contra jornalista

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista da Globo Heraldo Pereira de "negro de alma branca", segundo a Folha de S. Paulo.

A pena é de 1 ano e 8 meses de reclusão e será substituída por pena restritiva de direito a ser definida. Ele foi condenado por "injúria preconceituosa". A pena foi diminuída em 3 meses pois Amorim completou 70 anos em fevereiro e os desembargadores aplicaram o "atenuante de senilidade" prevista por lei.

A frase é de 2009, quando o apresentador, dono de um blog, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Ele diz que o jornalista da Globo é um "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".



A desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considera que as declarações foram "desrespeitosas e acintosas à vítima", com "nítida intenção de ofender a honra".

A advogada Maria Elizabeth Queijo, responsável pela defesa de Amorim, informou que vai recorrer. "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Uol.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário