sexta-feira, julho 26, 2013

Abdias Moura elogia Blog de Assis Ramalho

Escritor, jornalista e acadêmico Abdias Moura
Nessa quinta-feira (25), chegou ao nosso e-mail a seguinte mensagem: "Assis Ramalho: Somente hoje (25.07.2013) descobri o seu blog. Gostei da paginação. Abdias C. Moura Filho." Alguns segundos de espanto... Abdias Moura? Autor de O Sumidouro do São Francisco? Corremos à estante, pegamos o livro e... Maior espanto, grande alegria. Não é todo dia que recebemos a visita de uma sumidade da literatura pernambucana e nacional em nosso Blog.

A obra O Sumidouro do São Francisco tem três edições. Cada edição se apresenta como um livro diferente, enriquecido ao longo dos quinze anos de produção do conteúdo. A segunda edição tem como subtítulo Subterrâneos da Cultura Brasileira, enquanto a terceira edição, ainda mais completa, Origem dos Conflitos no Brasil.

Possuímos a segunda edição de O Sumidouro do São Francisco, da qual reproduzimos um trecho em postagem de 24/03/2012, Petrolândia vista por Abdias Moura em 1985

Obra

Em 1985, o sociólogo Abdias Moura publicou seu primeiro livro, O Sumidouro do São Francisco, um trabalho sobre a formação da sociedade brasileira. Prosseguiu com a publicação de outros trabalhos sociológicos — O Evangelho do Subdesenvolvimento e As Sociedades no Planeta Terra.

Como escritor, Abdias foi além e, em 1988, lançou o romance A Descoberta da Harpa, sucedido por outras três obras literárias — Os Desamores de Benedicto, O Segredo da Ilha de Pedra e Memórias do Século XX.

Ao longo desses anos, o trabalho de Abdias Moura mereceu a atenção de jornalistas, professores universitários e intelectuais. Diversas opiniões sobre sua obra estão registradas no livro Depoimentos e Comentários de A a Z Sobre os Livros de Abdias Moura, edição da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), publicada em 2002.

"Escritor de expressão literária da mais artística a serviço de conhecimentos arriscados de se manifestarem apenas técnica ou tecnocraticamente." Essas palavras são de ninguém menos que Gilberto Freyre.

Biografia

Abdias Moura é bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco — Unicap — e bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Tem curso de Capacitação em Desenvolvimento Econômico pela CEPAL/ONU.

Jornalista, atuou no Recife e no Rio de janeiro. Foi chefe da reportagem do Jornal do Commercio do Recife, tendo se afastado do cargo para dedicar-se ao ensino e a atividades técnicas. Atualmente é editorialista do Jornal do Commercio do Recife.

O escritor Abdias Moura é um dos imortais da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32, desde 2005 e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocupando a Cadeira 39.

Abdias Moura foi servidor da Sudene, assim como o falecido pai de Lúcia Xavier, co-editora deste Blog.

Para ver o site do escritor Abdias Moura, clique aqui>www.abdias.jor.br

Relacionado:

O Sumidouro do São Francisco - Segunda Edição - 1993
Aviso: Se pedir este livro emprestado, vai escutar um não.
Foto: Lúcia Xavier 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Abdias Moura (www.abdias.jor.br) e Wikipedia/Abdias Cabral de Moura Filho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário