sábado, junho 22, 2013

Primeira manifestação politica em Petrolândia transcorre em clima pacífico


Manifestação fecha entrada da cidade (Fotos: Assis Ramalho)






Após o ato #VemPraRuaPetrolândia Primeira manifestação politica em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizada na manhã desta sexta-feira (21), os líderes do movimento, em sua fan page do Facebook "Petrolândia, A Cidade Fantasma", já estão convocando para o próximo evento, a 2a. Manifestação em Petrolândia, a ser realizada no dia primeiro de julho, segunda-feira, data de aniversário de emancipação do município.

O evento desta sexta-feira transcorreu em completa tranquilidade, sem episódios de violência nem depredações. Não há consenso, sequer proximidade de cálculo, quanto ao número de participantes da manifestação. A Polícia Militar estima que quinhentas pessoas acompanharam o evento, enquanto George Novaes, um dos organizadores do evento, afirma que havia em torno de mil pessoas no protesto. 

A manifestação teve uma grande diversidade de frases de efeito, em gritos, faixas e cartazes. conferindo-lhe o caráter democraticamente espontâneo e heterogêneo, em que cada participante defende aquilo que considera importante, sem pauta nem causa específica, característica própria dos eventos que se propagam e replicam pelo Brasil e fora dele. O colorido da passeata foi dado por máscaras, rostos pintados, apitos, flores, bandeiras do Brasil e do município de Petrolândia.


Danny Lima fez uma avaliação da manifestação, na página do evento no Facebook. "Vamos delimitar as reivindicações na próxima manifestação para elas não acabarem perdidas no meio de tantas palavras. Vamos delimitar quem vai falar e o que falar. Sinceramente... Petrofest? Qual era o motivo de você que falou de Petrofest estar hoje lá mesmo? Várias pessoas perderam seus empregos desde a retomada de posse, a cidade está parada, MORTA! O comercio está fortemente prejudicado, escolas municipais sofrem com a falta de professores qualificados, guardas municipais sofrem com mudanças de turno e horas extras não pagas, nada cultural está sendo feito pela cidade. ESTÁVAMOS REGREDINDO!  Para o restante, parabéns! Não deixem seus objetivos particulares serem maiores do que nossas causas que batalhamos."

O público presente ao evento foi composto, em sua maior parte, por jovens estudantes. No dia anterior, o professor Daniel Filho, um dos líderes do movimento, fez uma convocação, também pelo Facebook. "ALUNOS, EX-ALUNOS, ALUNOS DAS DEMAIS ESCOLAS, COLEGAS E AMIGOS EDUCADORES. AMANHÃ, A PARTIR DAS 7:15 FAREMOS UMA PRIMEIRA CONCENTRAÇÃO EM FRENTE A PRAÇA DA MATRIZ PARA ANALISAR O MATERIAL DE PROTESTO (faixas e cartazes, assim como materiais que possam ser vistos como perigosos e causar transtornos ao nosso movimento). CANTAREMOS O HINO NACIONAL E COMBINAREMOS GRITOS DE GUERRA, PARA, SÓ ENTÃO, PARTIRMOS RUMO AO MERCADO PÚBLICO. VAMOS PROTAGONIZAR ESSA HISTÓRIA!"

Na verdade, o evento, que foi transmitido ao vivo pela Rádio Comunitária Aliança FM, diferiu em apenas um aspecto daqueles que ocorrem no restante do país. Enquanto naquelas manifestações partidos e políticos não são bem vindos e correm risco de receber vaias, em Petrolândia a manifestação foi democrática.

O roteiro do protesto não seguiu o esquema divulgado para o evento, que previa contornar o Mercado Público e concentrar a manifestação em frente àquele prédio e, consequentemente, à Prefeitura Municipal. Por volta da 9 horas teve início a concentração na Avenida dos Três Poderes. Lá foi cantado o Hino Nacional, assim como gritos de guerra. "Ô prefeito, cadê você, eu vim aqui só pra te ver!", Queremos o mercado Público'', ''Eu sou brasileiro com muito amor", "Dilma, o que nós temos não é educação, é uma sacanagem", "Queremos Casa", "O Brasil acordou, Petrolândia acordou", "O Povo unido jamais será vencido", "Não à PEC 37", "Queremos o padrão Fifa na educação e na saúde do nosso país", "Petrolândia, eu te amo" e outros.

Logo após, o protesto seguiu em caminhada que percorreu a Avenida Auspício Valgueiro Barros, chegando à Quadra 17, onde foi dado entrada na rua Pedro de Souza Freire, fazendo o retorno pela Avenida Barreiras. Durante toda a trajetória, foram feitas algumas paradas para cantar o Hino Nacional. Ao chegar na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, os participantes da caminhada passaram a contar com a ajuda de um carro de som, sendo novamente executado o Hino Nacional. Em seguida, os manifestantes seguiram pela Avenida Manoel Borba, com destino à ponte de acesso à cidade, onde foi interrompido o trânsito durante cerca de 10 minutos, fazendo com que os motoristas ficassem impossibilitado de sair ou de entrar na cidade. O único automóvel que transpôs o obstáculo, trazia um cidadão acidentado que precisava de atendimento de urgência no Hospital. Os motoristas que ficaram na fila aguardando a liberação da pista, entenderam o movimento e aguardaram pacientemente. Em seguida, os participantes do movimento se dirigiram rumo à Prefeitura Municipal, com uma pausa próximo à Lotérica Styllus. Em frente à Prefeitura, protestaram pela saída do prefeito Lourival Simões (PR), encerrando o evento às 12h25, com um abraço simbólico no prédio da Prefeitura.

Policiais do Gati, Rocam e Operação Polígono, acompanhados pelo Comando da 4a. CIPM-Petrolândia, acompanharam o evento. Parabéns à PM, aplaudida pelos manifestantes durante o protesto, e aos participantes do evento pela civilidade demonstrada, evitando atos de violência e depredações, durante a manifestação.

Para ver todas as fotos do manifesto, clique aqui>#VemPraRuaPetrolandia: Manifestação 21/06/13

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário