sábado, junho 22, 2013

PE: Índios Fulni-ô de Águas Belas lançam CD de música indígena durante entrega do 23º Prêmio Vasconcelos Sobrinho


O CD Filhos da Terra do Grupo Cultural FEEA-HIA, composto por índios da tribo Fulni-ô, nativos da cidade de Águas Belas, Sertão de Pernambuco, foi lançado durante o evento de entrega do 23º Prêmio Vasconcelos Sobrinho, realizado na quinta-feira (20), às 16 horas, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A coletânea reúne 14 músicas do toré (a dança indígena mais tradicional), cafurna (dança resultante da influência de outros grupos) e samba de coco (fruto da mistura cultural com os quilombolas) cantadas em português e Yaathe (ou Yathê) - eles são os únicos indígenas do Nordeste brasileiro que mantêm viva a língua nativa. Entre os instrumentos musicais utilizados nas composições estão zabumba, alfaia, caixa, conga, flauta, abê e maraca.

O disco, gravado no último mês de abril nos estúdios da ONG Diálogos na cidade de Olinda, contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A iniciativa está consonância com as políticas públicas instituídas para quilombolas, índios e ciganos e que têm como um dos objetivos a preservação e divulgação destas culturas.

Fonte: www.pe.gov.br
Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário