segunda-feira, junho 10, 2013

Petrolândia: Corregedor Geral do TRE-PE inaugura o processo de recadastramento biométrico na 70a. Zona Eleitoral

Desembargador Virgínio Carneiro, Corregedor Geral do TRE-PE, e Dr. Elias Soares da Silva, Juiz de Direito da Comarca de Petrolândia e Juiz Eleitoral da 70ª Zona de Pernambuco.
Fotos: Assis Ramalho
Cícero Moura, presidente do PDT em Petrolândia, fazendo o recadastramento biométrico
Vereador João Vicente fazendo o recadastramento biométrico
Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, fazendo o recadastramento biométrico
Cícero Moura, em conversa com o Corregedor do TRE-PE, Dr. Virgínio Carneiro, 
e com o Juiz da Comarca de Petrolândia, Dr. Elias Soares
Vereadora Dona Santa fazendo o recadastramento biométrico
Vereador Dr. Eudes fazendo o recadastramento biométrico
Vereador Silvio fazendo o recadastramento biométrico
Prefeito Lourival Simões em conversa com o Corregedor do TRE-PE, Dr. Virgínio Carneiro, 
e com Dr. Elias Soares da Silva, Juiz da Comarca de Petrolândia
Vereador Juarez Patriota fazendo o recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do estado de Pernambuco lançou oficialmente na tarde de quinta-feira passada (06), no Cartório Eleitoral de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, o sistema de cadastramento para o voto biométrico.

Entre outros, estiveram presentes ao evento Corregedor Geral do TRE-PE, Dr. Virgínio Carneiro Leão, acompanhado de seu assessor, Orson Santiago Lemos, Dr. Elias Soares da Silva, Juiz da Comarca de Petrolândia e Juiz Eleitoral da 70ª Zona, Lourival Simões, prefeito do município de Petrolândia, Cícero Moura, presidente do PDT do município de Petrolândia e vereadores do município.

Na ocasião, o Dr. Virgínio Carneiro destacou a importância da biometria: "Esta abertura oficial da biometria em Petrolândia é um marco para o sistema biométrico dentro da região. Petrolândia vai passar a integrar o primeiro grupo, que é exatamente um terço de zonas eleitorais de Pernambuco, em que passarão a ser identificados os eleitores através do sistema de biometria. Acredito que, até o ano de 2018, já teremos toda a estrutura do estado contemplada com o sistema de biometria. Evidentemente que isso é um avanço importante da Justiça Eleitoral, porque quanto mais segurança, mais transparência existirá no processo eleitoral. Esse recadastramento, é bom destacar, que é obrigatório a todos. Aquele que não se recadastrar até o mês de fevereiro (de 2014) ficará em uma situação que poderá ser prejudicial a ele, porque, primeiro, ele não poderá votar nas próximas eleições, porque terá o seu título cancelado, e sofrerá uma série de consequências que evidentemente não são desejosas para ninguém", disse o Corregedor do TRE-PE, Dr. Virgínio Carneiro Leão.

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, primeiramente agradeceu a presença das autoridades presentes ao encontro, inclusive aos presidentes de partidos, entre eles, Cícero Moura, do PDT.

"Na verdade, para nós, que acompanhamos toda a evolução do processo eleitoral, isso nos deixa felizes. Na última eleição, a gente (o município de Petrolândia) ficou na peneira para entrar no sistema biométrico, mas infelizmente não foi possível. Mas agora a gente fica feliz, porque a Justiça Eleitoral tem dado exemplo, não apenas aqui no Brasil, mas também fora do Brasil, exportando a nossa tecnologia com relação às eleições fora do nosso país. Hoje a nossa Justiça Eleitoral serve de referência não apenas para a América Latina, mas para outros sistemas eleitorais (do mundo), inclusive dos EUA. E, agora, Petrolândia dá mais esse avanço. No meu ponto de vista, a biometria chega para servir cada vez mais de exemplo de transparência para outras cidades. Portanto, nós ficamos felizes em ter Petrolândia fazendo o recadastramento eleitoral, usando o sistema de biometria para confirmar e reafirmar mais a lisura do processo eleitoral", disse.

Dr. Elias Soares da Silva, Juiz da Comarca de Petrolândia e Juiz Eleitoral da 70ª Zona destacou a chegada da biometria na região.

''Essa vinda da identificação biométrica, com certeza, vem somar para aquilo que a sociedade tem de melhor. Vem fortalecer os laços da democracia para impedir que, se houvesse algum resquício de eventual possibilidade de ilegalidade, que reafirmamos que não há, mas se houvesse, seria a forma de eliminar qualquer problema que viesse a acontecer. Então, é importante que nós possamos traçar meios para que esses esforços cheguem de tal monta, que consigamos cumprir a meta, que é recadastrar todos os eleitores. Nós precisamos disso, porque se nós não tivermos atento a essa questão do prazo, vai chegar fevereiro, e não vamos ter concluído. Daí, esse esforço que deve ser feito com toda a sociedade e com todos os representantes aqui presentes para fazer essa convocação, para que o trabalho seja realizado e que depois não tenhamos uma fila enorme. Fazendo assim, nós vamos cumprir as metas propostas", disse Dr. Elias Soares da Silva, Juiz da Comarca de Petrolândia e Juiz Eleitoral da 70ª Zona, que agradeceu a presença do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e do presidente do PDT de Petrolândia, Cícero Moura.

O início dos trabalhos do recadastramento da biometria em Petrolândia aconteceu no dia 08 do mês passado, com previsão de término em 12/02/2014. O agendamento é um procedimento rápido e simples, mas é preciso ter à mão o número do título de eleitor e informar um telefone ou e-mail para receber a mensagem de confirmação do horário. No final do procedimento, é emitida a Confirmação de Agendamento Biometria, contendo o número do procolo, data e horário para atendimento no Cartório Eleitoral. O documento deve ser impresso, pois contém todas as orientações e relação de documentos necessários ao recadastramento.

Na oportunidade, o eleitor deverá apresentar obrigatoriamente, um documento de identificação e um comprovante de endereço.

Para ver todas as fotos do evento, clique aqui>Inauguração da Biometria no Cartório Eleitoral de Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho






Nenhum comentário:

Postar um comentário