quarta-feira, maio 29, 2013

Cartão de vacinação infantil sofrerá mudança no segundo semestre

As mães de crianças com idades menores de quatro anos e que levarem os pequenos ao posto de saúde não devem se assustar se a agente quiser fazer o reforço da vacina Tríplice Viral antes da data prevista. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco (PNI/PE), Adriana Baltar, estão previstas mudanças no calendário vacinal das crianças a partir do segundo semestre deste ano. Por causa disso, a segunda dose da Tríplice Viral, que antes era programada para quando a criança tivesse entre 4 e 6 anos, agora está sendo adiantada para 1 ano e três meses. 

"A gente está orientando que a segunda dose da tríplice seja antecipada por causa de uma orientação do próprio Ministério da Saúde que irá transformar a Tríplice em Tetravalente já neste segundo semestre", explicou Adriana. 

A mudança citada pela coordenadora é a aprimoração da vacina que antes protegia contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Mas até o fim deste ano, a dose também imunizará contra Varicela, mais conhecida como Catapora. Por enqanto, a vacina contra essa última doença só é feita na rede privada e custa R$ 185. Também nas clínicas particulares é possível ministrar a vacina tetravalente (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Catapóra), que custa, em média, R$ 230.

Ainda de acordo com a coordenadora do PNI/PE, o reforço antecipado da Tríplice Viral vinha sendo feito com muita tranquilidade pela Secretaria de Saúde do Estado desde que o Ministério da Saúde orientou para tal, porém Adriana Baltar admite que após os casos recentes de Sarampo em Pernambuco houve uma intensificação no processo de aplicação da segunda dose.

É normal que os pais se confundam com a antecipação do reforço da Tríplice Viral porque antes as doses eram administradas da seguinte forma: a 1ª dose aos 12 meses; a 2ª dose entre 4 e 6 anos. Mas agora a orientação é de que a segunda dose seja feita aos 15 meses de vida.
Portal NE10

2 comentários: