domingo, maio 12, 2013

12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem: parabéns aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem



Florence Nightingale (1823-1910)

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional dos Enfermeiros, é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial, 12 de maio, foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar as contribuições dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade. O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento da britânica Florence Nightingale, nascida em 1820, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.


Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, da qual o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela ficou conhecida como "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Em 1860, impedida de exercer seu trabalho de enfermeira devido às sequelas da febre tifoide que a acometera, Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra. Morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos de idade.

Dia Internacional da Enfermagem no Brasil

Anna Nery (1913-1880)
O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro, passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, Decreto n.º 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.

Anna Justina Ferreira Nery, nascida em Cachoeira (BA) em 1813 e falecida no Rio de Janeiro (RJ) em 1880, é conhecida como a primeira enfermeira brasileira. Quando seu irmão e dois de seus três filhos, oficiais do Exército, seguiram para lutar na Guerra do Paraguai, iniciada em dezembro de 1864, Anna requereu ao presidente da província da Bahia que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão, durante a guerra, ou prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. O pedido foi aprovado e Anna Nery partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários, em agosto de 1865, aos 51 anos de idade, na qualidade de enfermeira.

Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade. Em sua homenagem foi denominada, em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão. Desde 2009 Anna Nery figura no livro dos Heróis da Pátria.


Para ler mais mais sobre Florence Nightingale, clique aqui>Wikipedia/Florence Nightingale

Para ler mais sobre Anna Nery, clique aqui>Wikipedia/Ana Néri

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: www.calendarr.com e www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário