quarta-feira, abril 03, 2013

Petrolândia: Nim, a árvore da vida, está sendo usada no paisagismo da cidade

Nim: Largo da Comercial JS na Av. Pref. José Gomes de Avelar
Fotos: Lúcia Xavier
A Prefeitura de Petrolândia está usando mudas da árvore Nim, também conhecida como Amargosa, no paisagismo da cidade. A planta originária da Ásia, tem extenso currículos e múltiplas aplicações.

Como solução paisagística, o Nim oferece grandes vantagens sobre diversas outras opções no semiárido. Entre essas vantagens estão o fato de atingir grande porte em poucos anos, ser nativa do clima tropical, pouco exigente com o solo e resistente a períodos de estiagem. Fossem apenas estas as suas qualidades, já seria o suficiente para plantá-las em larga escala. Mas esses são apenas detalhes.

O Nim possui compostos químicos que o tornam um potente defensivo natural orgânico (não-agrotóxico), de fácil manejo por pequenos e médios agricultores. Na zona rural de Petrolândia, por exemplo, quem adotou o Nim como cerca viva das hortas de plantio orgânico já elogia os resultados. Na área em que há concentração de Nim as pragas não se aproximam. Mas o Nim também pode ser usado por pulverização nas culturas, sem a preocupação com resíduos nocivos ao homem e ao meio ambiente.

Conheça os poderes do Nim, Árvore Livre e Árvore da Vida

O Nim  (nome científico: “neem – Azadirachtina indica”) pertence à família Meliaceae, que apresenta diversas espécies de árvores conhecidas pela madeira de grande utilidade, como o mogno, o cedro, a santa-bárbara, ou cinamomo, o cedrilho, a canjerana, a triquília, etc. O nome Azadirachtina vem do persa: Azadir = livre e Achta = árvore. Seu significado e seu uso, como uma árvore livre de pragas, doenças e livre para que todos os povos utilizem suas propriedades que são conhecidos há mais de 4000 anos.

O Nim é considerado também a "árvore da vida" por resolver problemas globais, porque possui propriedades medicinais e pode trazer soluções ao meio ambiente e assim ajudar a todos. É uma planta conhecida pela sua múltipla utilização, pois dela tudo se aproveita, como casca, folhas, flores, raízes, sementes e madeira.

Originário do Sudeste da Ásia, é cultivado em diversos países da Ásia, em todos os países da África, na Austrália, América do Sul e Central. É usado há séculos na Ásia, principalmente na Índia, como planta medicinal. Tem diversos usos, em especial antisséptico, curativo ou vermífugo, é utilizado no preparo de sabões medicinais, cremes e pastas dentais. A árvore é usada para sombra e possui madeira de qualidade para a produção de móveis, construção, batentes e portas, caixas e caixotes, lenha, carvão, etc. Seu uso como inseticida se tornou bem conhecido nos últimos 30 anos, quando seu principal composto, a azadiractina, foi isolado. A molécula da azadiractina é muito complexa e ainda não pôde ser sintetizada; assim, todos os produtos que contêm azadiractina são produzidos por extração da planta.

Os inseticidas naturais de Nim são biodegradáveis, portanto não deixam resíduos tóxicos nem contaminam o ambiente. Possuem ação repelente, anti-alimentar, reguladora de crescimento e inseticida, além de acaricida, fungicida e nematicida. Por sua natureza, os extratos de nim são mundialmente aprovados para uso em cultivos orgânicos. A planta possui mais de 50 compostos terpenóides, a maioria com ação sobre os insetos. Todas as partes da planta possuem esses compostos tóxicos, porém é no fruto que se encontra a maior concentração. Esses compostos são solúveis em água e podem ser preparados de maneira simples e barata, por pequenos e médios produtores. Outras espécies de meliáceas têm propriedades semelhantes. Entretanto, seus extratos são mais tóxicos aos vertebrados e são menos eficazes contra os insetos. Os extratos de nim são praticamente inócuos aos vertebrados e ao homem.

O Nim se desenvolve bem em regiões semiáridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos.

Defensismo natural - O Nim traz grandes benefícios para o agricultor. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

Produção de madeira - As plantas de Nim quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.

Preparação caseira de defensivos - Os defensivos à base de Nim podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier
Fontes:
"O Que é Nim?" in Esplar (www.esplar.org.br)
"O Nim - Azadirachta indica - um Inseticida Natural" in Iapar (www.iapar.br)
"Você conhece o Neem?" in Paisagismo Digital (www.paisagismodigital.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário