segunda-feira, abril 15, 2013

Pankararu de Tacaratu, e Fulni-ô de Águas Belas abrem a semana do Índio nesta terça no Parque Dois Irmãos no Recife

 Pankararu(Fotos: Assis Ramalho)
Começa nesta terça-feira(16) a Semana do Índio no Parque Dois Irmãos(Recife), com a presença de duas etnias pernambucanas, a Fulni-ô (de Águas Belas, Agreste) e a Pankararu (Tacaratu, Sertão), palestra, depoimentos e exposição do artesanato indígena. Os grupos indígenas vão mostrar o toré pela manhã e à tarde, com apresentações divididas por período: os Fulni-ô, de 16 a 19; e os Pankararau, de 19 a 21.

Este ano, além da presença dos Pankararu, uma novidade é a abertura de momento de diálogo com o público sobre as temáticas indigenas, na quarta (17) e na sexta-feira (19), às 15h, no auditório do Parque. Na quarta, a gestora de Comunidades Tradicionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Bernadete Lopes, fará palestra sobre “Diversidade Cultural e a Biodiversidade”, destacando as práticas agrícolas milenares desses povos como exemplos de conservação do meio ambiente.

E na sexta-feira, o Dia do Índio, ponto alto da programação, alguns representantes dos Fulni-ô e Pankararu farão relatos sobre seus costumes, lutas e histórias de resistência, enquanto ao longo do dia ambas as etnias vão dançar o torá juntas na área final da Cidade da Criança.

Para quem se sentir sensibilizado a ajudar os dois grupos indígenas, que vêm sofrendo com os graves efeitos da seca no Semiárido, onde vivem, a administração do Parque Dois Irmãos estará recolhendo doações de alimentos não-perecíveis. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h, e para participar da Semana do Índio, é só pagar o valor do ingresso: R$ 2,00 por pessoa. Informações: (81) 3183.5539 / 3183.5543

Semana do Índio no Parque Dois Irmãos - 16 a 21 de abril de 2013
Apresentações do toré na Cidade da Criança
16 a 19/4, às 10h, às 11h, às 14h, às 15h e às 16h: Grupo Fulni-ô
19 a 21/4, às 10h, às 11h, às 14h, às 15h e às 16h: Grupo Pankararu

Palestra e depoimentos no Auditório do Zoológico.
17/04, às 15h – Palestra “Diversidade Cultural e a Biodiversidade”, com a gestora de Comunidades Tradicionais da Semas, Bernadete Lopes
19/04, às 15h – Depoimentos de representantes dos Pankararu e Fulni-ô sobre seus costumes e exemplos de resistência.

Exposição e venda de artesanato indígena: das 8h às 16h, no anexo do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental (CEA) e na lojinha do Zoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário