domingo, abril 07, 2013

Blog de Assis Ramalho recomenda o documentário "Ouro Azul - As Guerras Mundiais pela Água"



Matéria do blog Recriar com Você - Apesar de ser chamado de planeta Terra, nosso pequeno planeta azul tem 70% de sua superfície coberta por água. Ela pode apresentar-se de diferentes formas: salgada ou doce, pura ou mineralizada, à superfície ou subterrânea, em gelo, neve, granizo, chuva, vapor e ainda como o principal constituinte dos seres vivos.

De toda água existente no planeta, pouco mais de 97% estão nos Oceanos e Mares e menos de 3% é água doce. Destes pouco menos de 1% esta facilmente disponível para consumo, pois quase 2% está sob a forma de gelo nos polos. A sua distribuição no planeta é variável, uma vez que a água encontra-se em permanente ciclo natural da água ou ciclo hidrológico. As grandes civilizações sempre se desenvolveram próximo a uma fonte de água potável, porém, a civilização moderna está acabando com o pouco de água doce disponível para consumo. Esse alerta já é dado há anos, e os únicos a se preocuparem com isso são as grandes corporações da água que a cada ano compram mais territórios ricos em potencial hídrico, tornando-se cada vez mais poderosas.

A população ignorante e hipnotizada pelo consumo desenfreado imposto por este sistema capitalista ainda não se preocupa com isso. Uma vez que em sua maioria nunca viveu sem água e só descobrimos o valor de algo quando o perdemos. Muitos lugares no planeta sofrem com a falta de água potável e muitos outros ainda irão sofrer, e quem irá lucrar com isso serão estas corporações que tomaram para si um bem que é inerente a todos os seres vivos deste planeta.

Ouço muitas pessoas dizendo que não há como faltar água para o povo, elas depositam suas expectativas no processo de dessalinização. E eu lhes pergunto: Quem irá fazer este processo gratuitamente? Pois, a não ser que se tenha a tecnologia e os meios necessários para realizar o processo, teremos que pagar para alguém fazer. E se existe uma coisa da qual não vivemos sem é a água.

Em todo o Brasil pagamos mais caro em um litro de gasolina do que em mil litros de água tratada e encanada até nossas casas. E por ser tão barata é tratada com total desrespeito pela população. Nossos rios quando não estão assoreados estão poluídos em menor ou maior grau. Como produzimos muito lixo e não damos um destino ecológico a ele, estamos também poluindo as água subterrâneas através do chorume. Estamos criando nosso próprio destino e ele será muito seco.

O documentário "Ouro Azul, As Guerras Mundiais pela Água", de 2008, discorre sobre um dos maiores bens que possuímos em nosso planeta: a água! Convido a todos a assistirem e pensarem um pouco mais sobre este bem tão valioso e desprezado atualmente pelo homem. Devo lembrar a todos os brasileiros que estamos sobre o maior reservatório de água potável do planeta, e que em uma eventual disputa por este liquido tão valioso, nós seremos o alvo mundial!

Este vídeo foi indicado pelo Eco-Parque Fazenda Fieza
Para conhecer o projeto da Fazenda Fieza (turismo pedagógico, restaurante e chalés), visite a página no Facebook> www.facebook.com/fazendafieza ou através de e-mail: ecocaatinga@gmail.com

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário