segunda-feira, março 04, 2013

STR de Petrolândia e produtores rurais ocupam Estação de Água do Projeto Icó Mandantes

Em entrevista concedida a Assis Ramalho, transmitida nesta tarde ao vivo pela RBN-Rádio Bahia Nordeste, de Paulo Afonso, no Programa Ronda 950, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Mauricio, informou que nesta segunda-feira (04), por volta das 10 horas da manhã, as cinco estações de bombeamento que abastecem todo o perímetro irrigado do Projeto Icó Mandantes, no município de Petrolândia, foram ocupadas por membros do STR de Petrolândia e por produtores rurais daquele Projeto.

Segundo José Maurício, o motivo foi que funcionários da Hidrosonda, empresa terceiriza que presta serviços à Codevasf e é responsável pelos serviços de bombeamento, alegando falta de pagamento de salários, entraram em greve nesta segunda-feira, mantendo apenas 30% dos seus servidores em atividade.

A paralisação dos terceirizados fez com que os serviços de bombeamento que levam água até as plantações dos agricultores do Projeto Icó-Mandantes fosse reduzido a apenas 30% da sua capacidade, o que não é o suficiente para atender a demanda das mais de 800 famílias daquela localidade. Os produtores também denunciam a situação precária do equipamento, com vazamentos, emendas e corrosão.

O presidente do Sindicato afirmou que a invasão é por tempo indeterminado.

"O que está acontecendo é uma falta de responsabilidade por parte da Chesf com os produtores reassentados do município de Petrolândia", disse José Mauricio.

No início no mês passado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia já tinha tomado a mesma atitude. Naquela oportunidade, no dia 11 de fevereiro, os presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Petrolândia e de Tacaratu, José Maurício e Júnior, respectivamente, acompanhados de aproximadamente trinta produtores rurais das agrovilas da Reta, ocuparam as instalações da Estação de Bombeamento 1 (EB-1) do Bloco 02 do Projeto Barreiras.

A ocupação foi uma mobilização dos produtores para que fosse realizado o conserto de uma das motobombas da estação, que teria sido levada para manutenção, após colapso da EB-1 devido à inundação que o prédio sofreu no mês de janeiro. Dias depois a motobomba foi consertada, ocorrendo, consequentemente, a desocupação por parte dos representantes de Sindicatos e dos produtores.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: STR-Petrolândia/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário