segunda-feira, março 04, 2013

Petrolândia: Comissão dos Pankararu Entre-Serras articula realização do I encontro dos povos indígenas e comunidades tradicionais do sertão de PE

Entre os dias 25 a 28 de fevereiro passado, uma comissão de indígenas da etnia Pankararu da terra indígena Entre-Serras, formada pelo cacique Marcelo Gomes Monteiro Luz, Ubirajara Fernandes Barbosa e Adelmar Fernandes Barbosa Junior, juntamente com a coordenadora chefe da Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Bernadete Lopes, percorreram algumas secretarias do governo do estado e alguns órgãos, na tentativa de captar recursos para realização do primeiro encontro dos povos indígenas e comunidades tradicionais do sertão de Pernambuco.

Na oportunidade, firmaram um convenio com a Secretaria de Meio Ambiente, assinado pelo secretário Sérgio Xavier e o cacique e presidente da AIPES, Marcelo Gomes, no valor de R$ 50,000,00 (cinquenta mil reais), para realização deste evento. Além da SEMAS, o evento contará com apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Transportes e Secretaria de Agricultura Familiar do Governo de Pernambuco.

A comissão também participou de reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr. João Olimpio Valença, quando ficou acertado que durante o evento na Terra Indígena Entre Serras seja lançada a sub-comissão de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da OAB-PE.
Os representantes da comissão reuniram-se ainda com a Procuradora de Justiça do MPPE, Dr. Bernadete Azevedo, Coordenadora do GT Racismo, para estreitar os laços com a comunidade indígena e Ministério Publico, que também confirmou participação no evento que contará ainda com a participação dos Secretários Sergio Xavier (Meio Ambiente), Isaltino Nascimento (Transportes), Fernando Duarte (Cultura,) Secretario Executivo de Agricultura Familiar, Reginaldo Santos, Procurador Federal do estado de São Paulo, Dr. Walter Rotenburgo, Carlos Roberto, Coordenador da FUNAI, lideranças dos segmentos do movimento indígena, ciganos, quilombolas, pescadores, vaqueiros e de terreiros. Também serão convidados os prefeitos dos municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu.

Este evento é uma realização da AIPES- Associação Indígena Entre–Serras Pankararu e SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e tem o apoio das Secretarias de Cultura, Transporte e Agricultura Familiar, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME e Ministério Publico de Pernambuco – MPE.

O objetivo do encontro é integrar os vários segmentos sociais do estado de Pernambuco, além de formular políticas públicas que contemplem essas comunidades. O evento se realizará na Aldeia Carrapateira, Terra Indígena Entre-Serras Pankararu, no município de Jatobá–PE, nos dias 21 a 22 de março de 2013.

Durante o evento será assinado um convenio da Associação Indígena Entre Serras Pankararu – AIPES e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, no valor de R$ 200,000,00 (duzentos mil reais), para gestão ambiental dentro da Terra Indígena e formação de agentes indígenas ambientais.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: AIPES-Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário