sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Tacaratu: Confira a programação da última noite da festa de Nossa Senhora da Saúde

Foto: Assis Ramalho

A badalada banda Aviões do Forró, e Só na Marosidade são as atrações musicais da última noite da festa de N. Sra. da Saúde, na vizinha cidade de Tacaratu-PE.
Confira abaixo a programação para esta sexta-feira(01):

Hoje é dia dos Romeiros e Devotos.
10:00h - Missa com as Comunidades: Altinho, Salobro, Areinha, Gameleiras e Bebedouro.
19:30h - Novena / Celebrante: Pe Edson Fernando Novaes Ferraz

Após a novena haverá inauguração e benção do Romeirão.

Logo após, as bandas musicais Só na Marosidade e
Aviões do Forró, dão continuidade a noite de festa em Tacaratu.

Saiba mais sobre Tacaratu:
Além da tradicional festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde, as mais importantes festas de Tacaratu são: Drama da Paixão, encenado durante a Semana Santa no povoado de Curralinho; Emancipação política do Município em 13 de maio; Festas Juninas; Festa de Santa Cruz, no Distrito de Caraibeiras, e Carnaval.

Turismo
Além de atraído pela representatividade histórico-cultural da região, quem vai a Tacaratu pode curtir o turismo ecológico através de caminhadas e trilhas em áreas como Serra do Cruzeiro, Pico do Morcego, Serra Grande etc.

No Artesanato, os destaques são para os bonitos trabalhos em folhas de ouricurizeiro ou bananeira; peças decorativas ou utilitárias confeccionadas com cipó; trabalhos em madeira ou objetos de couro.
Gastronomia:
A gastronomia típica oferece desde o clássico bode assado, passando pela galinha guisada, até pratos como peixe frito ou cozido e peixada. Como aperitivo, que tal uma dose da cachaça pernambucana?

Confira, abaixo, alguns pontos turísticos do município:
Cachoeira das Laginhas – Localizada entre Tacaratu e o Distrito de Caraibeiras, distante 4,5km do centro da cidade. É temporária, dependendo do regime das chuvas, com uma queda dágua de 50 metros, sendo 20 metros de queda livre.

Cachoeira do Salobro – Fica na Serra do Salobro (que é a continuação da Serra do Cruzeiro) e possui sete quedas, onde o visitante pode se deliciar em banhos com grandes duchas naturais. Grande volume de água na época das chuvas.

Fonte Grande
– Localizada na Serra Grande, fica a 03 km do centro da cidade. A bica jorra água cristalina, através de fissura na rocha, a cerca de 02 metros de altura.

Serra do Cruzeiro – Belo local de trilhas que geralmente têm como ponto de partida o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, na sede do município. Do topo da serra, tem-se uma visão ampla de toda a região. A serra tem esse nome desde 1904, quando foi erguido ali o que os moradores chamam hoje de o Cruzeiro da Cidade.

Serra Grande – Também local de turismo de trilhas, do topo dessa serra (com aproximadamente 70 metros de altura) temos uma vista panorâmica da cidade de Tacaratu. Além da Bica Grande já citada aqui, na base da serra existe a Bica dos Homens e no percurso até o mirante há uma gruta que teria sido esconderijo dos cangaceiros comandados por Lampião.

Casarão de Pedras – Construída provavelmente no final do século XIX, tem paredes externas em alvenaria de pedra com 50 cm de espessura. Abaixo das janelas, as paredes têm orifícios que possibilitam a quem se encontra no interior da casa efetuar disparos de armas de fogo. O casarão teria abrigado, por mais de uma vez, o cangaceiro Lampião. No seu interior, conserva ainda equipamentos como armadores de rede feitos em madeiro e fogão de barro, além de objetos como camas e baús do século XIX.

Capela de santo Antônio – Localizada na Reserva Indígena Pankararu, no Brejo dos Padres, provavelmente erguida pelos missionários da Congregação de São Felipe Nery, no final do século XVII, e totalmente reformada no início do século XX.

Santuário de Nossa Senhora da Saúde – Construído em 1929, é local de uma das mais importantes festas religiosas da região, a da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde, que atrai romeiros de vários Estados Nordestinos, entre o final de janeiro e início de fevereiro. O Santuário fica aberto de terça-feira a domingo, das 08:00 às 12:00 horas.

Da Redação do Blog de Assis Ramlho
Com informações de Pernambuco de A-Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário