quarta-feira, setembro 19, 2012

TRE divulga o programa Mesário Voluntário. Participe!

Mesário Voluntário é um programa dos Tribunais Regionais Eleitorais, que tem o objetivo de incentivar a prestação de serviços eleitorais, para ajudar as pessoas na hora da votação. Esse programa está implantado em todas as regiões do país. Com isso todos podem participar e se inscrever para atuar como mesário voluntário, sendo universitário ou não. O que importa é que esteja disposto a desempenhar bem, no momento da eleição, o que foi aprendido em sala de aula nos dias de treinamento.

Para os interessados em se tornar Mesários Voluntários nas eleições 2012, a oportunidade de se inscrever no programa está aberta em vários estados. As inscrições podem ser feitas no site do Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado ou no Cartório Eleitoral. Em Pernambuco, as inscrições podem ser feitas no seguinte endereço:  http://www.tre-pe.jus.br/internet/ /mesario/mesariovoluntario.htm

O eleitor que pretende participar do programa receberá todos os benefícios previstos pela legislação, como dois de folga para cada dia de treinamento, dois dias de folga para cada dia de trabalho na eleição 2012,  auxílio alimentação, e certificado de serviço prestado a Justiça Eleitoral, que dará a seu currículo um ótimo peso. Dependendo do edital do Concurso Público, lhe dá a vantagem de desempate, utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, para alunos de cursos técnicos e ensino superior.

Restrições

Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, menores de 18 anos. Também não podem se mesários, os que forem convocados e não puderem trabalhar. É possível apresentar pedido de dispensa junto ao juiz eleitoral e ele irá avaliar cada caso.

Direitos do Mesário Voluntário

Se a folga prevista pelo programa não for respeitada pelo empregador, o empregado deve denunciar na Delegacia Regional do Trabalho. É interessante que o empregado receba de imediato as folgas previstas pelo programa, porém, se o quiser em ouro momento, deve conversar com o empregador para mudar para um dia que seja viável aos dois. O empregado deve dizer de imediato ao seu chefe que foi convocado a servir nas eleições 2012, para não causar futuras confusões no trabalho. Mesmo que o empregado esteja de férias, ele tem o direito a ter, depois das férias, a folga prevista pelo programa.

Seja um mesário voluntário nas eleições 2012 e ajude todos a exercer o maior direito da democracia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário