quinta-feira, maio 31, 2012

Com maior seca em 47 anos, Bahia reduz dias, corta atrações e congela cachês de festas de São João

O governo da Bahia informou na tarde desta quinta-feira (31) que vai manter os investimentos nas festas de São João de Salvador, mas anunciou cortes nos gastos com os tradicionais festejos juninos.

Em nota, a Secretaria de Turismo e Bahitursa (Empresa de Turismo da Bahia S/A) informaram que alguns "ajustes" foram feitos por conta da seca, que levou mais de 240 municípios do Estado a decretarem situação de emergência.

Segundo o comunicado, com a redução anunciada, a festa no Pelourinho, em Salvador, será reduzida de seis para quatro dias. Ao todo, serão contratadas 60 atrações, sendo descartada, este ano, a contratação de artistas de outros estados. Em 2011, os festejos contaram com 204 atrações, entre quadrilhas juninas, artistas e grupos musicais.

Outro acerto anunciado é que os cachês pagos em 2012 serão congelados em relação ao ano passado. Em negociação com o governo, os artistas teriam concordado em manter os valores e garantir a realização dos festejos.

A Secretaria de Turismo informou ainda que os mesmos critérios de redução serão adotados nos festejos juninos nos municípios de Ilhéus e Porto Seguro, que integram o projeto São João da Bahia, e também devem ser seguidos por todos que recebem apoio financeiro da Bahiatursa.

Segundo levantamento feito pela União dos Municípios da Bahia, pelo menos 27 municípios anunciaram o cancelamento das festas juninas por conta da seca e outros 21 reduziram os festejos para conter gastos até o fim da primeira quinzena de maio.

Em abril, o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) publicou recomendação para que os municípios em situação de emergência não gastassem recursos públicos com festas juninas e, assim, concentrem o erário em ações que ajudem as comunidades afetadas pela prolongada estiagem, que já é considerada a pior dos últimos 47 anos. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário