sábado, novembro 28, 2015

Vazões defluentes de Três Marias serão reduzidas para 400m³/s e de Sobradinho são mantidas em 900m³/s


A partir do dia 1º de dezembro, as vazões defluentes do reservatório de Três Marias serão reduzidas de 500m³/s para 400m³/s. O objetivo da medida é preservar o máximo possível os estoques armazenados no reservatório, que ontem acumulava 8,77% de sua capacidade, de forma a atender a todos os usos da Bacia, principalmente diante da possibilidade de que o período úmido na região, de outubro a março, seja tão restritivo quanto no ano passado.

Em 2014, as vazões afluentes médias foram 166m³/s, enquanto a média histórica (de 1931 a 2013) foi de 688m³/s. Até o dia 24, a vazão média registrada em novembro deste ano foi de 143m³/s.

Com relação à vazão defluente de Sobradinho, que no dia 24 acumulava 1,65% de sua capacidade, ficou decidido que será mantida a vazão de 900m³/s.

Em audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Senado, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, explicou que uma nova reunião para reavaliação da situação na Bacia está marcada para o dia 15/12, quando o pedido do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) de redução da vazão de Sobradinho para 800m³/s voltará a ser avaliada. “A vazão de Sobradinho deverá ser reduzida para 800m³/s. Apenas se as chuvas forem muito favoráveis, é que as vazões de 900m³/s serão mantidas”, disse. Andreu.

Desde 2013, a bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e precipitações abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios ali instalados. Por isso, para manter os estoques de água, desde abril de 2013, a operação dos reservatórios vem sendo feita de forma especial e com acompanhamento periódico.

Segundo Andreu, caso essas medidas especiais não tivessem sido adotadas, o sistema equivalente dos reservatórios da Bacia do São Francisco estaria com volume equivalente a -50%, ou seja, desde 2014 já estariam usando a reserva técnica, conhecida como volume morto.

Uma resolução com as regras decididas na reunião na sede da ANA será publicada até o final do mês, com validade até 20 de dezembro.

A reunião contou com a participação de representantes do Comitê da Bacia do rio São Francisco, dos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados da Bacia, representares de usuários, do ONS, do Ministério das Minas e Energia, da CODEVASF, da ANEEL, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Cemig e da Chesf.

Em conjunto com o ONS, a ANA estabelece as condições de operação dos reservatórios do Sistema Elétrico, visando ao atendimento de todos os usos praticados nas bacias hidrográficas onde esses empreendimentos estão instalados.

ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário