terça-feira, agosto 13, 2013

Petrolândia realiza II Conferência Municipal de Cultura com grande número de participantes

Recepção nota 10 com José Epífânio e Zelminha
Fotos: Lúcia Xavier
Apresentação de Teca Carlos na Mesa Diretora
Credenciamento
Aprovação do Regimento Interno da Conferência
Teca Carlos, Cida Rodrigues e Ítalo Leite
Evânio Barbosa, Liduína Silva, Alexandre Sertão, Daniel Filho e George Novaes
Eixo I - Palestrante Simone Gomes
Na sexta-feira (10), representantes do poder público e da sociedade civil reuniram-se na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na II Conferência Municipal de Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, Pernambuco.

A recepção dos participantes foi com música ao vivo, com a dupla José Epifânio e Zelminha.

Após a composição da Mesa, com rápida palestra de Ítalo Leite, titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, houve uma apresentação do grupo de dança Ômega Crew, dançando hip hop e forró estilizado. Em seguida, de  volta ao Auditório, Fátima Belém procedeu a leitura do Regimento Interno da II Conferência Municipal de Cultura, ao final aprovado pelos participantes.

A Palestra Magna Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura foi proferida pela professora Teca Carlos, representante da Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe. Terminada a palestra, Teca Carlos recebeu dos organizadores do evento um kit de produtos artesanais Hilga Carvalho.

A conferência contou com a participação de mais de 100 inscritos, de diversos setores de produtores de cultura de diversas linguagens (música, artesanato, artes plásticas, teatro, literatura etc), além de representantes da área de educação (a maioria), alunos do ProJovem e de entidades civis, como AABB Comunidade e Lions Clube de Petrolândia.

Durante o evento, os participantes puderam apreciar e adquirir produtos do artesanato, artes e culinária local, expostos em frente ao Auditório.

O almoço foi servido no local do evento pela equipe da Associação Café com Arte.

Após o delicioso almoço, os participantes da Conferência retornaram às discussões dos quatro Eixos Temáticos:
Eixo I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura - Palestrante: Ma. Simone Gomes da Silva
Eixo II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural - Palestrante: Ma. Helena S.P. Rodrigues Novaes
Eixo III - Cidadania e Direitos Culturais -  Palestrante Ma. Sílvia Barbosa da Silva
Eixo IV - Cultura como Desenvolvimento Sustentável - Palestrante: Cida Rodrigues

Encerradas as discussões e apresentação de sugestões das oficinas temáticas, os participantes reuniram-se novamente no Auditório, onde houve uma intervenção (momento cultural) com Eliel Agreste apresentando Pedrinho, personagem cômico, em interação com Alexandre Sertão.

A plenária final debateu as sugestões apresentadas nas oficinas, para consolidar as propostas a serem levadas à Convenção Estadual.

Houve, também, a eleição dos Delegados da Conferência. Os delegados de cultura de Petrolândia estão abaixo relacionados.

Titulares: 
Poder público - Ítalo Leite (delegado nato) e Alexandre Sertão (eleito)
Sociedade civil - Prof. Daniel Filho, Fátima Belém, Hilga Carvalho e Jean Marks.
Suplentes:
Poder público - Cida Rodrigues
Sociedade civil - Juciane, Alzira, Rita de Cássia e Janete

Petrolândia foi a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a aderir ao SNC, no entanto, o sistema ainda não foi  implementado. Falta criar o Conselho Municipal de Cultura, elaborar o Plano Municipal de Cultura e criar o Fundo Municipal de Cultura.

Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho, na linguagem Literatura, participou do evento (Eixo I, o menos prestigiado, com apenas oito inscritos) e registra seus cumprimentos aos organizadores e participantes desse importante momento de construção de um novo cenário para a cultura local.

Cida Rodrigues e Teca Carlos

Para ver mais fotos do evento, clique aqui>II Conferência Municipal de Cultura de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário