domingo, abril 07, 2013

Jatobá: Prefeitura e representantes do governo estadual lançam Plano de Desenvolvimento de Piscicultura Familiar e da Pesca Artesanal

Da esquerda para a direita: Aldo Santos, Padre Antônio, Ranilson Ramos e Robson Barbosa
Fotos: Assis Ramalho
Deputado Clodoaldo Magalhães, Prefeito Robson Barbosa e o Sec. de Agricultura de PE, Ranilson Ramos, no café da manhã.
Discurso de Padre Antônio

O secretário executivo de Agricultura Familiar - SEAF e gerente geral do ProRural, Aldo Santos, visitou nesta sexta-feira (05) o município de Jatobá(PE), Sertão de Itaparica. Na oportunidade, acompanhado do secretário de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, Ranilson Ramos, foi apresentado pelo prefeito do município, Robson Barbosa, o plano de desenvolvimento da piscicultura e da pesca artesanal, direcionado aos agricultores familiares da localidade. 

Com o objetivo de priorizar ações definidas para a cadeia produtiva da criação de peixes em tanques-rede, a fim de garantir a segurança alimentar e ampliar a geração de renda, o projeto prevê a consolidação da piscicultura como base para o desenvolvimento do município.

O plano de desenvolvimento da piscicultura e da pesca artesanal define a estratégia de atuação prioritária  da prefeitura municipal de Jatobá para garantir a segurança alimentar e geração de renda, tendo como base a atuação prioritária as ações coletivas e integradas de fomento a atividades direcionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Atualmente, o ProRural apoia as unidades produtivas familiares de produção de peixes existentes no local. De acordo com o secretário Aldo Santos, este atendimento vem sendo ampliado. “Através das ações do projeto Pernambuco Rural Sustentável, o ProRural, desde 2009, desenvolve iniciativas de apoio as associações de piscicultura familiar na região. Com investimentos da ordem de R$ 200 mil, o ProRural apoiará a implantação de mais duas unidades de piscicultura. E através desta parceria com a prefeitura, a SARA, por meio do ProRural, aumentará o atendimento aos produtores locais, atuando para o crescimento dessa promissora atividade”, declarou. 

Durante o evento nesta sexta-feira (05) do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura Familiar e da Pesca Artesanal do Município de Jatobá, que começou com um café da manhã na Casa de Hóspedes em Itaparica, distrito de Jatobá, também foi assinado o termo de adesão para um convênio de R$ 160 mil para aquisição de alimentos, firmado entre IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e Prefeitura.

Sobre o assunto, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, Ranilson Ramos, e o prefeito do município de Jatobá, Robson Barbosa. As matérias serão mostradas em breve aqui no Blog de Assis Ramalho.

Entre outros, estiveram presentes no evento:

Robson Barbosa: Prefeito do município de Jatobá
Ranilson Ramos: Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernabuco
Aldo Santos: Secretário Executivo de Agricultura, e Gerente do Pró-Rural
Clodoaldo Magalhães: Deputado Estadual (PTB)
Márcio: Engenheiro de Pesca
Itomar: Vice prefeito do município de Jatobá
Eraldo, Moisés e Mardônio: Vereadores do município de Jatobá
Representantes do IPA, e da Associação São Sebastião do Sítio Umburanas (A.S.S.S.U).

Para ver fotos do evento, clique aqui>Lançamento projeto de desenvolvimento Piscicultura e Pesca

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário