20 junho 2026

Feminicídios crescem 46% no Ceará neste ano; casos de violência contra a mulher também aumentam

Ceará tem aumento de feminicídios e casos de violência contra a mulher em um ano. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Em 2026, o Ceará amargou casos exemplificadores das violências que as mulheres estão suscetíveis. Em Quixeramobim, a jovem Ana Clara teve uma mão decepada e a outra semimutilada pelo cunhado. Já em Deputado Irapuã Pinheiro, uma adolescente foi morta após ser assediada por um homem.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que realiza, por meio de suas vinculadas, ações de combate, prevenção, reforço no policiamento e acolhimento às vítimas de violência doméstica.

“Como ferramenta de enfrentamento a violência contra a mulher, as Forças de Segurança atuam diariamente para fortalecer a rede de atendimento, ampliar o acesso rápido aos serviços de proteção e o acompanhamento das vítimas”, destacou o órgão estadual.

A SSPDS destacou também que conta com duas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e outras 11 unidades especializadas, na Região Metropolitana e no Interior. A delegacia de Tauá foi inaugurada em março deste ano e a unidade de Crateús será inaugurada neste sábado (20). Leia a nota da Secretaria na íntegra abaixo.

Conscientização social

Geórgia Oliveira Araújo, professora de direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), explicou que os dados podem representar o aumento da violência, mas também da conscientização social sobre o que se configura como crime e violência de gênero.

“Então, a gente vê um processo de conscientização sobre a situação de violência, de que muitas mulheres passam a se reconhecer como vítimas de violência e que passam a buscar também os serviços de apoio à rede de proteção e de enfrentamento à violência de gênero”, comentou.

Entre janeiro e maio de 2026, a polícia cearense registrou um total 10.923 casos de violência contra a mulher (enquadrados na Lei Maria da Penha). Em igual período do ano passado, foram 10.487 crimes. O aumento de crimes, de um ano para o outro, foi de 4,1%.

Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.