O Banco do Nordeste , por meio do PRODETER , promoveu no dia 28 de novembro de 2025 um Dia de Campo da Agricultura Familiar, realizado no Parque de Exposição de Floresta (PE). A iniciativa teve como objetivo difundir tecnologias e práticas inovadoras voltadas à produção de palma forrageira, mudas nativas de árvores da Caatinga e mudas frutíferas adaptadas ao semiárido nordestino.
As atividades foram conduzidas pelo secretário de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pedro Henrique Lira , e coordenadas pelo diretor ambiental do Viveiro de Mudas, Cícero Luiz de Souza, e por Mônica Kitéria da Silva Nascimento. A programação contou ainda com a participação dos técnicos agrícolas Sandro Gomes, Francisco Antônio Yoyó e Fábio Alberto de Souza.
Voltado ao público do PRODETER , ao Comitê Gestor Territorial e a agentes econômicos locais, o evento teve como foco a difusão de tecnologias e inovações aplicadas à agricultura familiar. Durante o encontro, os participantes realizaram visitas à Unidade de Demonstração de Palma Forrageira e ao Viveiro de Mudas Nativas e Frutíferas, além de acompanhar palestras técnicas sobre alimentação animal, manejo da palma, produção sustentável e boas práticas agrícolas.
A ação integra o conjunto de iniciativas do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial , em parceria com a Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O programa busca promover o desenvolvimento sustentável, ampliando a inclusão produtiva e fortalecendo o dinamismo econômico entre os agentes da agricultura familiar.
Para o secretário Pedro Henrique Lira, o Dia de Campo foi fundamental para demonstrar práticas acessíveis que podem ser reproduzidas nas propriedades rurais. Já o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste , Adelmo Azevedo, destacou que o encontro contribuiu para apresentar aos produtores tecnologias de interesse para a sustentabilidade da atividade agrícola.
O PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste voltada ao desenvolvimento territorial, por meio da organização, fortalecimento e aumento da competitividade das atividades econômicas regionais.














Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.