terça-feira, março 26, 2024

Cantor Assisão será homenageado com título de cidadão honorário de Petrolândia após projeto de lei de autoria do vereador Naldo da Ambulância

Vereador Ednaldo Cruz de Oliveira, autor do projeto de lei (Foto: Câmara Municipal de Petrolândia)

O mestre Francisco de Assis Nogueira, conhecido como "Assisão", será homenageado com o Título de Cidadão do município de Petrolândia, Sertão de Itaparica. O projeto foi aprovado em janeiro passado e a casa legislativa já trabalha nos preparativos para entrega da honraria.

O autor do projeto, vereador Ednaldo Cruz de Oliveira (Naldo da Ambulância), disse que já fez contato com o artista e justificou a proposta.

“Assisão possui trajetória na música de muita relevância e importante contribuição para cultura da região. Por outro lado, foi atração inesquecível em muitas noites do nosso padroeiro, São Francisco de Assis. O carinho e que temos por Assisão é grande, não apenas pelo artista que é, mas, pelo ser humano e homem carismático, honrado e atencioso que é”, reforçou Ednaldo Oliveira.

ASSISÃO É MESTRE, PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA DE PERNAMBUCO


No dia 10 de agosto de 2023, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou os escolhidos daquele ano para a titulação de Patrimônio Vivo da cultura pernambucana. A lista de dez nomes inclui mestres, mestras e grupos culturais que desempenham papel fundamental na preservação e disseminação das tradições culturais populares do estado. Entre os homenageados estava o cantor Assisão, natural de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. 

Desde sua infância, Assisão já demonstrava um talento natural para a música e a composição. Embora tenha cogitado, durante a adolescência, seguiar a carreira médica, ele optou por retornar à sua terra natal e se dedicar à sua verdadeira paixão: o forró autêntico. Assisão é parte integrante de uma geração de forrozeiros que inclui nomes como Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro, Flávio José e Novinho da Paraíba. Esses artistas são considerados pilares do forró original, genuíno, que traz em sua essência a herança musical de ícones como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Dominguinhos.

A trajetória musical de Assisão começou em 1962, quando ele gravou um compacto com quatro de suas próprias músicas, na época integrando o grupo Azes do Baião. Contudo, foi nos anos 1970 que sua notoriedade se expandiu nacionalmente, ao adotar o apelido artístico de Assisão.

Entre seus grandes sucessos estão canções como "Pau nas Coisas," "Forró Ferruado," "Peixe Piaba," "Fogueirinha," "Alambique de Barro" e "Pequenininha." A última, em particular, foi regravada por mais de 250 artistas brasileiros. Além disso, suas composições também foram gravadas por figuras proeminentes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Maciel Melo, Elba Ramalho e Três do Nordeste.

Com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, Assisão é reconhecido como um ícone da música regional, sendo frequentemente apelidado carinhosamente de "rei do forró." Mesmo em um cenário musical que enfrenta a concorrência de bandas que podem desviar-se do ritmo autêntico, Assisão mantém sua posição como uma das principais atrações nas maiores e melhores festas juninas do Brasil, como as de Caruaru e Campina Grande.

Além de seus feitos musicais, Assisão também é reverenciado por sua capacidade inovadora. No início dos anos 1980, ele foi um dos pioneiros a incorporar instrumentos como guitarra, baixo, teclado e bateria em suas músicas, sem, no entanto, sacrificar a essência genuína do forró.

A seleção dos novos Patrimônios Vivos foi conduzida pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e realizado na Academia Pernambucana de Letras, através de edital público.

Esse reconhecimento é garantido pela Lei Estadual nº 12.196, de 02 de maio de 2002, que institui a concessão do título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE). Além da honra, essa lei prevê o pagamento de uma pensão vitalícia aos mestres e grupos culturais selecionados por meio de um edital público anual.

Os Patrimônios Vivos registrados também passam a integrar programas de ensino e aprendizagem, organizados pela Secretaria de Cultura do Estado, visando a perpetuação de seus conhecimentos e técnicas para as gerações futuras, através da instrução de alunos e aprendizes.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de assessoria do vereador  Ednaldo Cruz de Oliveira (Naldo da Ambulância) e Secult-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário