sexta-feira, junho 16, 2023

Livros são lançados para preservar a memória de municípios pernambucanos

Foto: Divulgação

Foi realizada nessa quinta-feira, 15, a cerimônia de lançamento dos livros “Carnaíba – Memórias, Transformações espaciais e socioculturais”, de autoria de José Anchieta de Siqueira e, “Álvaro Lins, O gênio de Caruaru” – Nelson Barbalho, com a presença de historiadores e pesquisadores ligados à história municipal. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Controladoria Geral do estado (SCGE), e foi promovido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, através do Centro de Estudos da História Municipal (CEHM- Condepe/Fidem).

O gestor do CEHM/Condepe/Fidem, Miguel Meira, representou o presidente da Agência, Jaime Prado, na mesa de abertura que contou também com a presença da Valéria Barbalho, filha do escritor Nelson Barbalho. A médica falou sobre o trabalho do pai, falecido em 1993. O historiador José de Anchieta enviou um escrito que foi lido na ocasião. Alguns historiadores se pronunciaram a respeito da importância das atividades da instituição para a preservação da memória municipal, através das atividades de editoração de livros. A atividade de publicação de volumes ocorre a partir de um convênio com a Companhia Editora de Pernambuco – Cepe.
VOLUMES

“Carnaíba – Memórias, Transformações espaciais e socioculturais”, lista o 43º volume da Coleção Biblioteca Pernambucana de História Municipal do CEHM/Condepe/Fidem, e tem 208 páginas distribuídas em nove capítulos. O historiador conta histórias da origem da região e dos primeiros conglomerados que futuramente dariam origem à cidade. O enredo é perpassado por narrativas relacionadas ao rio Pajeú, que banha a cidade e nomeia toda a região. José de Anchieta trata desde os povos nativos e o processo colonizador; Carnaíba Independente, entre outros.

Já o livro “Álvaro Lins, O gênio de Caruaru” completa o volume 45 da Coleção Tempo Municipal. Em 408 páginas divididas em 172 tópicos onde o leitor poderá acompanhar passos do biografado, expondo as múltiplas facetas do intelectual. O livro traz um depoimento assinado por Marcos Vinicius Vilaça, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. --

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Agência CONDEPE/FIDEM

Um comentário: