sexta-feira, agosto 05, 2022

CRAS-Petrolândia esclarece que a sra Josineide Rodrigues foi muito bem atendida e assistida: Auxílio Alimentação não é por tempo indeterminado

Assistente Social do CRAS-Petrolândia entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho para esclarecer à postagem publicada na noite de ontem, quinta-feira (04/08), em que a sra. Josineide Rodrigues, moradora da Quadra 13, reclamava por não receber cesta básica do órgão de assistência do município. Sobre o fato, Yeda esclarece que a senhora foi muito bem atendida, visitada e assistida pelo CRAS, porém, o Auxílio Alimentação é por tempo determinado e, por esse motivo - e outros, que ela não pode revelar para não ferir a ética profissional -,  a sra. Josineide Rodrigues não pode receber o benefício. Leia abaixo o relato da profissional de Assistência Social. 

Gostaria de esclarecer que a Senhora acima citada, foi assistida pela Lei de Benefício Eventual que assegura os benefícios, não só o Auxílio Alimentação ela recebeu, como também o Auxílio Documentação. Infelizmente, as pessoas confundem esse benefício com um cadastro, não entendendo que ele tem prazo de acordo com a Lei. 

Todos os profissionais/técnicos responsáveis pela concessão desse benefício esclarecem no primeiro atendimento e na visita domiciliar como funciona os Benefícios Eventuais. Vale salientar que quando nos referimos a quantidade de famílias é exemplificando que essas pessoas ainda não receberam e que necessitam também serem assistidas, assim como a Senhora Josineide Rodrigues foi. 

É importante esclarecer que a renda dela, que é proveniente do Programa Auxílio Brasil, foi citado sobre o bloqueio porque essa foi a justificativa que ela deu, quando solicitou o Benefício, porém, é nosso papel entender qual o motivo levou ao bloqueio para buscar a resolutividade da situação, e foi constatado que não havia ocorrido esse bloqueio. 

Caso, alguém tenha dúvida sobre a Lei de Benefícios Eventuais e como funciona, estamos à disposição de segunda a sexta feira, das 7:30 às 17:00h. 

Ressalto que nenhum munícipe deixa de ser atendido por este Centro, e que todos são assistidos de acordo com as políticas públicas disponíveis no município. A equipe do CRAS tem postura ética e trabalha de forma transparente, viabilizando os direitos da população, assim como esclarecendo seus deveres. 

Sou muito transparente nas minhas intervenções, tenho 15 anos como Assistente Social, e não concordo com situações difamatórias em relação ao trabalho que é prestado. A senhora foi muito bem atendida e assistida. Porém o que eu gostaria de lhe dizer, a minha ética profissional me impede. Então foi muito triste, quando vi a matéria de uma situação isolada que mesmo sabendo que a pessoa foi assistida e não uma "população" reclamando.

A senhora que fez a reclamação foi assistida sim, não só com Auxílio Alimentação, como também com o Auxílio Documentação. É importante esclarecer, já que muitos desconhecem como funciona as leis e o trabalho do CRAS. Viabilizamos direitos, mas esclarecemos os deveres.

O Auxílio Alimentação não é um cadastro no qual as pessoas recebem por tempo indeterminado. Ele tem prazo e necessita de averiguação e parecer técnico. 

A senhora Josineide Rodrigues foi visitada, foi constatado a vulnerabilidade e assistida. Tem algumas coisas que não posso expor por questões éticas. Mas meu parecer é transparente sobre a concessão dos benefícios, porém não posso detalhar. Nunca ninguém deixou de ser assistido.

Yeda Menezes Lima Gomes 
Assistente Social do CRAS-Petrolândia

O CRAS Petrolândia está localizado na Rua Dom Pedro II, por trás do Centro Cultural/Praça dos Três Poderes, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário