sábado, abril 16, 2022

Petrolândia/PE: Ofício da Imaculada Conceição é realizado neste sábado de aleluia no Mirante da Serrota; Veja registros das celebrações da Semana Santa/2022 em Petrolândia

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

O dia que antecede o domingo de pascoa é chamado de sábado de aleluia ou sábado santo pelos religiosos. Embora, a quaresma já tenha chegado ao fim, a ideia deste dia é orar e refletir, pois é o dia em que Jesus está morto e ninguém sabia que ele voltaria. Portanto, os fiéis chamam o sábado de dia do silencio e se resguardam esperando a ressureição de Cristo.

Com esse intuito, em Petrolândia/PE - no Serão de Pernambuco, o grupo católico liderado por Netinha fez louvações com orações em memória a data.

Veja fotos, abaixo































Blog de Assis Ramalho/BlgAR

SAIBA SOBRE O GRUPO
O grupo de Netinha é orientado, em Petrolândia/PE, sob a Renovação Carismática Católica (RCC), movimento surgido na Igreja Católica dos Estados Unidos em meados da década de 1960, popularizado no Brasil há algumas décadas, que incorpora alguns elementos do Pentecostalismo Protestante, como orar em línguas e profetizar.

Blog de Assis Ramalho

Veja abaixo registros das celebrações da Semana Santa/2022 em Petrolândia/PE

Petrolândia/PE: Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo volta a ser realizada após 2 anos e emociona fiéis; VEJA FOTOS E VÍDEOS



Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR





Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo voltou a acontecer nesta sexta-feira (15/04/2022), após dois anos suspensa pela pandemia de Covid-19.Uma multidão de fiéis acompanham a tradição. A emoção é constante durante os sete painéis da rodovia.

“Não via a hora de voltar a acompanhar esse evento. Sou uma pessoa muito devota no Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, todos os anos eu participava”, disse a dona de casa Ana Maria, residente do Bairro Nova Esperança.

A representação, que lembra a paixão e morte de Jesus, narradas na Bíblia, foi encenada com brilhantismo por jovens da Paróquia de São Francisco de Assis. Meditada e intercalando músicas e orações, a encenação propôs uma vivência intimista sobre os últimos momentos da vida do Cristo na terra.

A Via Sacra trouxe cenas que ajudaram a compreender melhor a pessoa de Jesus, e segundo a bíblia, o amor que teve pelos homens a ponto de morrer para que a humanidade soubesse o que é verdadeiramente amar.

Após concentração em frente à Igreja Matriz, os participantes do momento de fé cristã acompanharam, sob cânticos e orações, a Via Sacra seguindo o caminho do Mirante da Serrota, local próximo a cidade. Durante a caminhada foram realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

A crucificação e a morte de Jesus fez com que muitas pessoas se emocionassem, sobretudo no momento em que Maria abraça o filho já morto. Após o espetáculo, o padre Luiz Augusto, pároco local, fez uma reflexão sobre a Paixão de Cristo

Após as palavras do pároco o público ovacionou a performance dos jovens da Paróquia de São Francisco de Assis, pela brilhante apresentação do espetáculo.

Ainda nesta sexta-feira Santa, as 15h00 será realizada a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz. Após a celebração acontece a procissão com a imagem do Senhor Morto.

Apesar do pouco tempo que tiveram para o ensaio da Peça, por motivo da incerteza da realização - por causa da pandemia, o Blog de Assis Ramalho parabeniza os jovens da Paróquia de São Francisco de Assis pela bonita encenação da Via Sacra da Paixão e Morte de Cristo, que foi repleta de boas interpretações por parte do elenco, assim como de todos os seus coadjuvantes.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS

PARTE 01

PARTE 02

PARTE 03

PARTE 04

PARTE 05

PARTE 06








































































Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho, com colaboração de Geraldo da Lealdade

Petrolândia/PE: Comunidade católica participa de celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto; veja fotos e vídeos

Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

A comunidade católica compareceu a Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (15/04/2022), para acompanhar de perto a celebração da palavra e a procissão do Senhor Morto, tradicional rito católico realizado sempre na Sexta-Feira da Paixão durante a Semana Santa. O ato, que não acontecia - presencialmente - há dois anos por causa da pandemia, representa a crucificação e morte de Jesus Cristo para, desta maneira, relembrar o calvário.

A procissão teve início após a celebração da Paixão do Senhor pelo padre Luiz Augusto, e em seguida, por volta das 17:30 horas, os fiéis percorreram em volta da Praça da Matriz. Após a caminhada sikenciosa, o corpo do Senhor morto ficou exposto para veneração na Igreja Matriz.

"A Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e recolhimento porque na ocasião se recorda o drama do sofrimento e da morte injusta e violenta do redentor dos cristãos", esclarece pe Luiz Augusto, que também disse que a Sexta-feira Santa representa um momento de fé e amor por Jesus Cristo. “É um momento de máxima expressão de fé, e o povo também é um povo que busca caminhar com Jesus. E esse é um fato que deve marcar a nossa vida e a vida de todo esse povo. A vida de Jesus Cristo não terminou na cruz. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva no coração de todos”, comentou.

Dando continuidade a programação católica da Semana Santa, a paroquia São Francisco de Assis realizará neste sábado (16/04/2022) a partir das 19:30, a missa da Vigília Pascal. A cerimônia celebra a ressurreição de Cristo e a renovação da fé.

De acordo com o pároco Luiz Augusto, a celebração terá início às 19:30 do lado de fora da igreja, na Praça da Matriz, com a benção do fogo e a preparação do Círio Pascal para que os fiéis acendam as velas, que representam a renovação das promessas feitas no batismo.

Em seguida os católicos seguirão para dentro da Igreja da Matriz, onde o pároco dará início a missa. Logo após, por volta da meia noite, acontecerá a procissão de Jesus Ressuscitado e as bênção do pároco Luiz Augusto. A programação da Semana Santa segue também neste domingo (17), quando se celebra a Páscoa. A igreja terá duas missas, às 08h30 e às 19h30.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS
















































Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário