sexta-feira, abril 01, 2022

Adepe e Porto Digital lançam 2ª edição do Programa Desenvolve.AI e convocam 40 empresas pernambucanas para modernizar seus negócios

A primeira edição do Desenvolve.AI resultou em mais de R$ 9 milhões em investimentos que abrangem desde a contratação dos institutos de pesquisa e startups até a aplicação das soluções propostas nas empresas

O Governo de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) lançou, nesta quinta-feira (31/3), a 2ª edição do Programa Desenvolve.AI. A renovação da iniciativa selecionará 40 empresas privadas instaladas em Pernambuco para participar do programa. O Desenvolve.AI foi criado para conectar o ecossistema de inovação pernambucano, startups de todo o Brasil e empresas industriais beneficiárias de programas de incentivo fiscal como o PRODEPE, o PRODINPE e o PRODEAUTO. As inscrições no programa podem ser realizadas no site www.desenvolve.ai/

Em parceria com especialistas do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Softex e diversos outros atores do setor, o Desenvolve.AI se propõe a levantar desafios e oportunidades a serem abordadas através da inovação, de acordo com a estratégia de cada empresa, e a partir destes desafios, fazer uma conexão com startups e ICTs do estado que tenham potencial para resolver os desafios via projetos de inovação.

A 1ª edição do Desenvolve.AI encerrou seu primeiro ciclo atendendo 10 grandes indústrias presentes em Pernambuco, totalizando R$ 9,6 milhões em investimentos. Entre as empresas a CristalPet, Ball, Grupo Campari, Gerdau, Roca, Denso, Indorama, Akzonobel e Heineken. Os recursos foram aplicados na contratação das startups e na aplicação das soluções propostas.

Entre os Institutos de pesquisa e startups participantes da primeira edição estão a Mekatronik da Universidade de Pernambuco (UPE); Infraspeak da UPE; Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs); CESAR; UBIVIS (Curitiba, Paraná); STEPPS (PE); CGTI (PE); BRISA (PE); DYNAMOX (João Paulo, Florianópolis – SC); Fitec (PE); INDUSTRYCARE (PE); SIDI (PE); NEURON (PE); Hedro (Minas Gerais); FastSolutions (PE) e Data Science Brigade (Porto Alegre, Rio Grande do Sul).

A globalização acompanhada dos avanços da transformação digital possibilitou que as indústrias realizassem feitos que há uma década atrás seriam inimagináveis. A indústria 4.0 e as suas respectivas possibilidades fazem do tempo atual uma nova era industrial, a era dos dados. Por isto, a inovação aberta ganha corpo e se consolida como uma política de governo também. “A iniciativa de inovação aberta da Adepe em conjunto com o Porto Digital, deixa claro não só o amadurecimento do ecossistema de inovação de Pernambuco, como sua qualidade de nível mundial na construção de soluções inovadoras na área de tecnologia. Estamos quebrando paradigmas e apostando nas indústrias que estão abertas a projetos e parcerias externas e que utilizem a tecnologia desses parceiros para potencializar aquilo que elas já têm a oferecer.”, reforça o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto de Abreu e Lima.

De acordo com o diretor Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da ADEPE, João Suassuna, o Desenvolve.AI está crescendo em todos os sentidos. “Estamos passando de 10 para 40 indústrias atendidas. É um olhar à frente do tempo do Governo de Pernambuco, ampliando essa iniciativa. Estamos centralizando e unindo diversos atores, que, talvez, sem nossa interferência, não tivessem essa aproximação” pontua.

De acordo com o gerente de Projetos da Fitec - Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) um dos ganhadores das chamadas abertas das empresas Indorama e Gerdau, existia uma dificuldade de acessar a indústria local e disseminar a cultura de inovação. “Trazer a cultura de inovação para as empresas pernambucanas não é fácil. Foi uma maneira excelente de unir tantos atores. Já a nossa empresa, como parte do polo de desenvolvimento de Pernambuco, ganhou força para atender tantas demandas específicas. Unir pessoas e suas capacidades, compor idéia e solução faz com que seja desenvolvido não só produtos que não existe no mercado. Abrimos o leque e atendemos a uma demanda que não tínhamos mapeada” pontuou.

“Decidimos realocar a segunda edição desse projeto porque a primeira fase mostrou-se de um grande sucesso. Estamos consolidando essa parceria com a Adepe, que é muito importante para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Pernambuco “, Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital.

ECOSSISTEMA PE
A ADEPE e o Porto Digital também vêm atuando no mapeamento contínuo do ecossistema de inovação de Pernambuco. O resumo das startups, empresas de tecnologia e ICTs instaladas no estado podem ser encontradas no site www.ecossistema.pe. O portal foi o elo essencial para fazer o match entre os desafios listados pelas empresas, com a outra ponta do negócio, que são as startups que podem vir a ter as melhores soluções.

INOVAR PE
O Desenvolve.AI! complementa o esforço iniciado pelo Inovar-PE, em prol da inovação no estado de Pernambuco. O fundo, criado em 2014, exige uma contrapartida sobre uma fração (0,1% a 0,5%) dos incentivos fiscais concedidos através do PRODEPE, do PROIND e do PRODEAUTO para que sejam investidas em iniciativas de P&D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação). Entre os exemplos, estariam o aparelhamento de laboratórios, contratação de mestres e doutores, financiamento de grupos de pesquisa, desenvolvimento e customização de encomendas tecnológicas, entre outras iniciativas.

ADEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário