sexta-feira, dezembro 31, 2021

PRODETER-BNB e Rota do Cordeiro avaliam as ações realizadas no Polo Itaparica Pernambuco em 2021


O BNB e Comitê Gestor da Rota do Cordeiro realizaram nessa quarta-feira, 29/12/2021, reunião Virtual do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica (PE) e PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB. A reunião teve por objetivo fazer uma avaliação das principais ações da Ovinocaprinocultura realizadas no Território em 2021 e planejamento de novas ações de propostas e projetos para 2022.

A reunião contou com a participação dos coordenadores da Rota do Cordeiro, Edmundo Gomes e Claudia Rejane Leal, Moema Kelly Nogueira de Sá, Engª Agrônoma da Secretaria de Agricultura do município de Jatobá – PE, Kelsen Ferreira, Secretário de Agricultura de Arcoverde – PE, Padre Luciano, Presidente da Associação Provida, Marta Moura Cavalcante, Assessoria do MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional e Adelmo Azevedo, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

A reunião foi um momento de agradecimentos aos parceiros pelo apoio aos projetos desenvolvidos no território em 2021. O Coordenador Edmundo Gomes, destacou as ações do PRODETER-BNB, SEBRAE-PE, ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, IF-Sertão-PE, UFRPE/UAST e CESVASF. Agradeceu em especial os gestores da CODEVASF – Petrolina - PE, a AGRODAN – Agropecuária Roriz Dantas e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que juntos patrocinaram e viabilizaram a viagem até Brasília (DF), visando a coordenação da Rota do Cordeiro articular e buscar novos investimentos e projetos para os municípios do Território do Sertão de Itaparica e Sertão do Pajeú. O coordenador destacou que foi recebido em Brasília – DF, pela equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), pelos assessores do Ministro Rogério Marinho, Dr. Soares, Aldo Dantas e Valquíria Duarte, Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores.

O Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, apresentou novas orientações para atualização do Plano de Ação Territorial, com a nova visão da Cadeia Produtiva, que além dos Elos, insumos, produção, beneficiamento e comercialização. Destacou que o Plano de Ação da Ovinocaprinocultura, será reestruturado no 1º trimestre de 2022, com a inclusão dos eixos, Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social, Governança e Capital Social e Financiamentos. A inclusão de novas categorias de objetivos específicos ao Plano de Ação Territorial, que visa torná-lo mais coerente às práticas ambientais, sociais e de governança, concluiu Adelmo Azevedo.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo e Edmundo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário