sábado, novembro 20, 2021

Floresta foi a primeira cidade a receber a comitiva composta pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco


A cidade de Floresta - PE foi a primeira a receber a comitiva composta pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, representante da Agência Peixe Vivo e equipe técnica da Cobrape. O processo de elaboração do PMSB foi iniciado em 2020 e contempla as cidades de Floresta e Tacaratu (PE) e Rodelas e Glória (BA).

O abastecimento de água do município é realizado pela concessionária estadual e, em algumas comunidades rurais, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e pela operação carro-pipa através do Exército Brasileiro, que atua em 275 localidades. Além disso, o poder público municipal leva água em carros-pipa para outras localidades não atendidas pelo Exército. Há ainda comunidades onde o atendimento de água é feito por meio de soluções coletivas através, por exemplo, de captações subterrâneas em poços.

Quanto ao tratamento do esgoto, assim como em grande parte do país, foi detectado na cidade de Floresta o despejo irregular do esgoto que deságua, sem tratamento adequado, no rio.

Com o diagnóstico apresentado no início da construção do plano, a execução do PMSB avançou para as próximas fases e em 18 de novembro de 2021 aconteceu a Solenidade de Entrega do Plano de Saneamento Básico do Município de Floresta, evento que contou com a participação do Agente de Desenvolvimento do BNB no Território, Adelmo Azevedo.

Após a entrega, o Plano seguirá para aprovação da Câmara de Vereadores e será transformado em Lei. Ao todo são investidos mais de R$ 428 mil para a execução dos documentos nas quatro cidades que devem prover às comunidades aporte técnico necessário para a elaboração de obras em infraestrutura.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Adelmo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário