sexta-feira, outubro 15, 2021

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer parabeniza petrolandense Andréa Veruska, ganhadora do Prêmio Inspirar 2021 da Neoenergia

Andréa Veruska foi contemplada na categoria Pessoa Física


A petrolandense ANDRÉA VERUSKA ganhou na categoria pessoa física que reconhece iniciativas lideradas por mulheres. O projeto "Do Gênero Performativo às Performatividades de Gênero" convidou artistas para levar aos espaços urbanos o teatro e a performance como armas de luta contra o tecnopatriarcado colonial que, nesse 07 de setembro de 2021, mobilizou suas estruturas machistas para atacar a democracia brasileira, que tem sido violentada desde o golpe misógino de 2016.

Esse projeto é uma pesquisa artística iniciada em 2015 que resultou em apresentações nas ruas de um espetáculo teatral "Las Mariposas", três performances "Coleira", "Mulheres que Carregam Homens" e "Perseguida" e a websérie "Ferida" para discutir as opressões machistas sobre as mulheres.

Andréa Veruska é filha de Alda Maria de Souza e Arnaldo Gomes de Araújo (In Memorian), a mesma é formada em Arte Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Com brilhante participação na peça Teatral "O Amor de Clotilde Por Um Certo Leandro Dantas" aborda lenda urbana do Recife, e oficinas que também fomentam a prática da leitura dramatizada e resultam na montagem de espetáculos profissionais que enfocam a cultura brasileira.

Andréa Veruska dedica o prêmio a sua avó, Maria das Graças de Souza 'Dona Gracinha' (In Memorian) que infelizmente veio a falecer meses antes dela ser finalista na categoria.
Maria das Graças de Souza 'Dona Gracinha' (In Memorian)
Andréa Veruska ao lado de sua mãe Alda Maria de Souza (Foto: Divulgação)
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário