terça-feira, outubro 05, 2021

Petrolândia: Amaro Ferreira de Souza (Seu Amarinho), 80 anos de exemplo de vida - conheça a sua biografia

Delano, Dona Santa, Dênis, Amarinho e Danilo



Neste domingo, 3 de outubro de 2021, o sr. Amaro Ferreira de Souza, mais conhecido como Seu Amarinho, completou 80 anos de idade. A data foi comemorada pela família e amigos, reunidos em alegria na celebração da vida e em agradecimento a Deus pelo convívio com esse grande homem, que durante oito décadas vivenciou experiências únicas e tornou-se um exemplo de cidadão, admirado e respeitado por sua sabedoria.

SEU HISTÓRICO

Nascido em Floresta, Amarinho mudou-se para a antiga Barreiras, em Petrolândia, em 1958. Passou a residir na casa de seu irmão, conhecido como Luiz Guarda. Em busca de emprego, ajudou também a cuidar dos sobrinhos Euza, Evanice, Justo, e mais tarde Silvério, Lila, Eliane (in memoriam), Celso, Eleine e Fábio.

Casado com a professora e ex-vereadora Maria do Socorro Santos de Souza, a Dona Santa, Amarinho é pai de Dr. Danilo, Delano e Dênis. São apenas três filhos biológicos e uma linda história de amor que o levou a receber, no casamento com Dona Santa, seus cunhados e cunhadas como filhos adotivos, após a morte da mãe da noiva, fato que motivou o adiamento do casamento, poucos meses antes da data marcada. Seus filhos mais velhos são Deda, Mimy, Coninho, Cidrone, Berninha, Saúde, Ceiça, Lúcia e Gracinha.

O casamento de Amarinho e Dona Santa aconteceu em dezembro de 1971, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o mais famoso cartão postal de Petrolândia, ainda de pé após mais de 30 anos entre as águas do Lago de Itaparica. O celebrante da união foi Padre Henrique, então Pároco de Tacaratu.

Até hoje, seus filhos biológicos já lhe deram cinco netos. Gabriel, Guilherme, Maria Valentina, Pedro Henrique e João Victor. Mas há outros netos, filhos dos seus filhos adotivos: Raylla, Arielly, Aridiane, Lerinho, Marquinos, Marllon, Natália, Nicolas, Nicole, Nadine, Natan, Magnum, Filipe, Carol, João Henrique, Juliana de Cidrone, Clériston, Kézia, Jomel e Juliana de Deda, France e Márcio.

Funcionário da antiga Suvale, Amarinho dedicou sua vida profissionais à mesma empresa, até sua aposentadoria. Aposentado, continuou um cidadão atuante na política e na sociedade. Amarinho foi convidado para cargos na Prefeitura Municipal de Petrolândia. Em 1993, foi nomeado Secretário de Transporte, no governo do Sr. Amadeu de Souza Lima. Apaixonado por esportes, em 1996, foi nomeado Diretor de Esportes, no governo de Dr. Francisco Simões de Lima. Nesse período, o esporte de Petrolândia estava no auge e chegou a participar do Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão, com apoio do diretor e da equipe gestora do município. Pelos relevantes serviços prestados ao município, Amarinho recebeu o Título de Cidadão Petrolandense em 2016.

Católico praticante, Amarinho é devoto do Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro de sua terra natal, Floresta. Na Paróquia de Petrolândia, Amarinho, que é aniversariante na véspera do dia do padroeiro São Francisco de Assis, participa do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, Terço dos Homens, Pastoral Familiar e ECC – Encontro de Casais com Cristo. A saúde hoje debilitada o afasta de suas obrigações na Igreja, mas sua fé e devoção permanecem inabaláveis.

Ao aniversariante Amarinho, familiares e amigos desejam muitos anos de vida, com saúde e a lucidez peculiar que o faz patriarca dessa grande família, que ele manteve unida, apesar de todas as adversidades e desafios ao longo de seus 80 anos de vida e quase 50 anos de casamento e exercício da paternidade.

Deus o cubra de bênçãos em todos os dias de sua vida, Amarinho! Sua vida é exemplo do que é, verdadeiramente, constituir uma família. Feliz aniversário!
 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário