quinta-feira, outubro 21, 2021

Dia de campo aborda manejo sustentável de caprinovinocultura em Floresta - PE


Técnicos do Banco do Nordeste, Sebrae, Super Berro e Secretaria de Produção Rural e Meio Ambiente do município de Floresta – PE, do Sertão de Itaparica Pernambucano realizaram, no dia 15 de outubro, Dia de Campo - Sertão Mais Produtivo, sobre manejo sustentável e produção alimentar de caprinos e ovinos, com incentivo à produção de palma forrageira, milho, sorgo forrageiro e capim capiaçu.

O intercâmbio técnico está entre as atividades previstas pelo Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter-BNB no Plano de Ação Territorial do Polo Itaparica, dedicado à caprinovinocultura apoiado pelo Sebrae-PE.

O evento foi realizado na Fazenda do Riacho do Navio, propriedade do criador Suterlande Nunes, em Floresta (PE). Participaram do evento os criadores assistidos pelas equipes técnicas da Super Berro, Sebrae, Banco do Nordeste e Secretaria de Produção Rural de Floresta.



Na programação a equipe técnica do projeto “CAPRINU” do IF – Instituto Federal – Sertão Pernambucano - Campus Floresta, realizou uma pesquisa junto aos criadores. O evento proporcionou ao público em geral, conhecimentos e integração entre os produtores sobre a produção e manejo sustentável na produção de alimentos para o rebanho de caprinos e ovinos.

O Super Berro é um programa de gestão e transferência de tecnologia voltado para a caprinovinocultura, desenvolvido por meio de parceria entre Sebrae, prefeituras municipais, secretarias de agricultura e associações de produtores rurais.

Para o agente de desenvolvimento do BNB Adelmo Azevedo, o evento foi muito proveitoso pela oportunidade de capacitação e conhecimentos de novas tecnologias apresentadas pelo criador José Lucas, consultor do Sebrae e Super Berro. Experiências sobre a gestão da propriedade, manejo, produção de alimentos, banco de proteínas, banco de energia, estação de monta e terminação de cordeiros, são fatores essenciais de sustentabilidade dos negócios nas propriedades dos criadores.



Rota do Cordeiro

As Rotas de Integração Nacional são arranjos produtivos locais interligados com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva de empreendedores, conforme os princípios da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A Rota do Cordeiro surgiu a partir de acordo de cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos outros parceiros. Conta com 13 polos prioritários e visa estruturar a cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura, aproveitando as vocações produtivas regionais e o potencial econômico das atividades, por meio do fortalecimento dos APL, com destaque para a agricultura familiar.

Atualmente o Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica é formado por oito municípios: Floresta, Itacuruba, Petrolândia, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Jatobá, Tacaratu e Inajá. Está em negociação junto a Coordenação das Rotas de Integração Nacional a inclusão dos municípios de Serra Talhada e Mirandiba, conforme informação do coordenador da Rota do Cordeiro do Polo Itaparica, Edmundo Gomes.












Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário