segunda-feira, agosto 23, 2021

Caboclos de Lança dão aula-espetáculo em seis cidades de Pernambuco

Com o intuito de salvaguardar o patrimônio imaterial do maracatu de baque solto, a aula-espetáculo irá circular em seis municípios de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Para comemorar 50 anos de sua resistência cultural, o Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, fundado em 10 de dezembro de 1970, no município de Condado, na zona da Mata Norte, irá realizar uma circulação, a partir desta segunda, 23, por seis cidades com o projeto Aula-Espetáculo Salve os Caboclos de Lança!.

Durante a Semana do Folclore, as comunidades escolares da Rede Estadual de Ensino das quatro macrorregiões receberão apresentações gratuitas que possibilitará o contato direto com a riqueza da diversidade cultural do estado. A circulação acontecerá em dias seguidos, passando pelos municípios de Condado e Igarassu (23/08), Camutanga e Limoeiro (24/08), Bezerros (25/08) e Triunfo (26/08).

A aula-espetáculo contará com uma apresentação de terreiro, interação com o público presente e explanação dos elementos que compõem a manifestação cultural: personagens principais, trajes, manobras e musicalidade. As figuras representativas do Maracatu de Baque Solto, o Caboclo de Lança, personagem central nas apresentações; o Mestre entoando loas em marcha, sambas e galope acompanhado do Terno (orquestra de sopro e percussão); e com os caboclos, dama do paço, rei/rainha, baianas e arreiamás exibirão suas manobras numa apresentação emocionante e cheia de surpresas

A ação, na perspectiva de promover um intercâmbio artístico, contará com a participação de um grupo cultural local de cada município visitado, além de garantir a acessibilidade às pessoas com deficiências a participarem efetivamente da atividade.

O projeto incentivado pelo Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco faz circular o Maracatu de Baque Solto, também conhecido como Maracatu Rural, que foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2014. Tudo isso, está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco e tem o Dia Nacional e Estadual do Maracatu comemorado em 1º de agosto, como referência.

Em tempo de pandemia da Covid-19, é importante salientar que a instituição e as escolas que irão receber a circulação estarão respeitando todos os protocolos de segurança sanitárias, inclusive, os integrantes do Maracatu, assim como a equipe de produção, já se encontram vacinados.

Programação Geral
Aula-Espetáculo Salve os Caboclos de Lança!
Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro

Escola Santa Cristina / Assentamento Luiza Ferreira
Condado - Zona Rural / Mata Norte
Interação artística: Repentistas / Andrade Pessoa e Manoel Miguel
23/08/2021 - segunda-feira / 16h

EREM Santos Cosme e Damião
Igarassu / Metropolitana Norte
Interação artística: Boi de Carnaval / Grupo Ariano Suassuna
23/08/2021 - segunda-feira / 19h

EREM Pedro Tavares
Camutanga / Mata Norte
Interação artística: La Ursa / Grupo Recreart
24/08/2021 - terça-feira / 10h

Apresentação Especial: Contrapartida Social
Instituto Padre Luis Cecchin
Limoeiro / Agreste Setentrional
24/08/2021 - terça-feira / 15h

ETE Maria José Vasconcelos
Bezerros / Agreste Central
Interação artística: Papangu / Grupo de Dança Folcpopular
25/08/2021 - quarta-feira / 10h

EREM Alfredo de Carvalho
Triunfo / Sertão do Pajeú
Interação artística: Caretas / Treca Alto Astral
26/08/2021 - quinta-feira / 10h

Clã de Comunicadores Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário