terça-feira, junho 15, 2021

Conta de luz vai subir ainda mais, com reajuste das bandeiras tarifárias

A usina hidrelétrica de Marimbondo está operando abaixo da capacidade por causa do período da estiagem Decisão acerca da sobretaxa será tomada nas próximas semanas. Uso de termelétricas pressiona tarifas, e custo maior da energia já causa rombo de R$ 1,5 bilhão

A pior crise hídrica na região das hidrelétricas dos últimos 91 anos e o acionamento de usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia vão levar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aumentar os valores das bandeiras tarifárias.

O patamar mais alto desse sistema, a bandeira vermelha 2, deve subir mais de 20%. A conta das bandeiras já registra um rombo de R$ 1,5 bilhão neste ano.

Em entrevista ao GLOBO, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que os valores ainda não foram definidos, mas a decisão será tomada nas próximas semanas.

A bandeira tarifária é um adicional cobrado nas contas de luz para cobrir o custo da geração de energia por termelétricas, o que ocorre quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário