quarta-feira, junho 30, 2021

Cinema da Fundação lança FestCurtas Fundaj 2021


O FestCurtas Fundaj 2021 – II Festival Nacional de Curtas On-line do Cinema da Fundação está com inscrições abertas até o dia 05 de julho. Os realizadores interessados, residentes ou não no país, devem conferir o regulamento e enviar seus filmes preenchendo a ficha de inscrição no site www.festcurtasfundaj.com.br. A segunda edição do festival será realizada de 28 de julho a 01 de agosto, e traz uma identidade visual assinada pelo mestre xilogravurista J. Borges, responsável também pelos troféus.

Podem ser enviados filmes de até 30 minutos, nas categorias de ficção, documentário ou animação. Na inscrição, serão aceitos apenas curtas produzidos a partir de junho de 2019. Os selecionados serão anunciados na segunda quinzena de julho. O FestCurtas 2021 também terá sua versão presencial no Cinema da Fundação, tão logo suas salas sejam reabertas.

Segundo Ana Farache, coordenadora do Cinema e Cinemateca Pernambucana da Fundaj, a expectativa é que o festival atraia um grande número de realizadores e de público, a exemplo do ano passado. “Cada vez mais a produção de curtas está se consolidando no país pela sua qualidade e diversidade de temas e abordagens estéticas”.

Na sua primeira edição no ano passado, o FestCurtas recebeu mais de 500 filmes vindos de várias partes do Brasil. Durante seis dias, o festival atraiu mais de 105 mil acessos aos 44 curtas selecionados.

Seleção e premiação

Todos os filmes recebidos serão submetidos à Comissão de Seleção do FestCurtas Fundaj 2021. A escolha da comissão é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no FestCurtas Fundaj 2021 será divulgado no site do festival e da Fundaj, nas mídias sociais do Cinema, da Cinemateca Pernambucana e demais espaços on-line da Fundação Joaquim Nabuco.

A premiação será definida por um Júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O FestCurtas terá ainda o prêmio do público, escolhido por votação online, prêmio Cinemateca Pernambucana, destinado a produções locais, e o prêmio Alumiar de Acessibilidade, que contempla filmes com acessibilidade comunicacional.

Os filmes vencedores serão exibidos, assim que possível, presencialmente no Cinema da Fundação. Os diretores premiados receberão ainda o troféu FestCurtas 2021, assinado pelo mestre xilogravurista J.Borges.

Ascom Fundaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário