domingo, maio 23, 2021

Moradora de Petrolândia é destaque em reportagem da BBC Brasil sobre insegurança alimentar durante a pandemia

Foto ilustrativa: Jornalismo TV Cultura YouTube

Breda Souza Pimentel, de 26 anos e moradora de Petrolândia, às margens do rio São Francisco, em Pernambuco, teve sua experiência com a insegurança alimentar durante a pandemia retratada em reportagem da BBC. O depoimento de Breda (ou Brenda) é citado em reportagem de Thais Carrança, na qual compara como as situações vividas pela escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914- 1977 na década de 1950, narradas no livro "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada", publicado em 1960," se assemelha à realidade que muitos brasileiros têm enfrentado em meio à pandemia do coronavírus. Confira abaixo ao depoimento de Breda. 

"Tenho quatro meninos e uma menina, o mais velho tem 8 anos e a mais nova, 5 meses. Eu vivo só com meus filhos", conta a pernambucana.

"Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou, porque não estava mais tendo clientela. De lá para cá, eu vinha me sustentando com esse auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada, fiquei só com meu valor do Bolsa Família, que é R$ 189."

"Eu estou vivendo só com isso, mas às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê."

"Minha situação, a cada dia que passa, piora mais, porque sem trabalho é complicado demais. E, com criança pequena, eu não tenho com quem deixar. Os meus maiorzinhos, quando não tem comida, eu converso com eles e eles entendem. Mas os pequenos não entendem."

"A gente tenta ter um ânimo, mas não consegue, porque o desemprego está muito grande em todo lugar. É só angústia e tristeza, quem é mãe entende", conclui Breda.


Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário