sábado, janeiro 16, 2021

Vacinação contra a covid-19 em Paulo Afonso (BA) terá 16 pontos de imunização, 2 drive-thrus, casa a casa e hospitais



Uma reunião virtual realizada entre a Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e a representante da imunização da Base Regional de Saúde, realizada nesta sexta-feira (15), discutiu as estratégias de cada município alinhando e sanando dúvidas sobre a campanha de vacinação da covid-19. O Plano Municipal de Vacinação de Paulo Afonso já está pronto e segue o ritmo para implementação de acordo com as orientações federais e estaduais. A data para a chegada da vacina ainda está sendo finalizada pelo Ministério da Saúde, mas toda a ação a ser realizada está concluída.

O plano, que foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde, especifica a montagem de 16 pontos de imunização e dois drive-thrus, além das doses aplicadas casa a casa e nas instituições hospitalares. O plano prevê ainda os dias e horários de vacinação, que será se segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e de 13h30 às 16h30 e sábados e domingos nos drivers, das 8h às 16h.

As etapas, segundo a equipe da imunização, seguem o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. A primeira fase terá como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas, aldeados e das comunidades ribeirinhas. Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo maior grau da contaminação evoluir para uma morte.


Na terceira fase estarão pessoas com comorbidades, condições médicas que também favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas. A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA |

Nenhum comentário:

Postar um comentário