domingo, dezembro 20, 2020

Morre Dr. Fred, ex-vereador e ex-prefeito de Paulo Afonso (BA)


Morreu, na manhã deste domingo (20), o engenheiro civil, professor, ex-vereador e ex-prefeito de Paulo Afonso, Frederico Fausto Agostinho de Mello.

Mais conhecido como Dr. Fred do antigo Spom da Chesf, ele estava internado há alguns dias em uma unidade hospitalar de Recife, PE. Após se submeter a uma cirurgia na coluna, durante a recuperação, contraiu uma bactéria ocasionando infecção generalizada que acabou o levando à morte.

Bastante sociável e muito querido na cidade, Dr. Fred, mesmo aposentado da Chesf era muito proativo, inclusive na política local. Nos últimos anos, estava dedicado à Igreja Adventista do Sétimo Dia onde era membro atuante, cantava, pregava e evangelizava.

Frederico Fausto era casado com a também professora Marta e pai de três filhos: Rodrigo, Rafaela e Rodolfo.

A história de Dr. Fred como vereador e prefeito de Paulo Afonso

Como vereador, em abril de 1979, Dr. Fred foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu interinamente a prefeitura de Paulo Afonso por 4 meses, até o dia 4 de agosto.

Segundo consta na história de Paulo Afonso, naquele ano, todos sabiam que o novo presidente seria, mesmo que na interinidade, o prefeito de Paulo Afonso até que outro nome fosse indicado pelo governador do Estado e pelo presidente da República. Uma das chapas que concorria ao cargo era encabeçada pelo vereador Frederico (Dr. Fred), com o apoio explícito do chamado G-7 – Grupo dos 7 (ele incluído).

Para se eleger era de vital importância o voto de João Bosco Ribeiro que estava hospitalizado e bem doente. Conseguiu-se adiar a votação uma vez e, por fim recorreu-se ao apoio da família de Bosco que autorizou o seu deslocamento do hospital para a Câmara, acompanhado de um médico, para que pudesse votar. Ele votou, elegendo Fred no dia 04 de abril de 1979 e retornou ao HNAS onde faleceu uma semana depois. Eleito presidente da Câmara, Frederico Fausto assumiu imediatamente a prefeitura e ali permaneceu durante exatos 4 meses.

Em sua curta gestão construiu a Escola Municipal que se chamou João Bosco Ribeiro, numa homenagem ao seu colega vereador recentemente falecido. Em sua gestão criou um revolucionário projeto de aproveitamento dos terrenos do município localizados às margens da Bacia de PA-IV, até a Caiçara.

Por esse projeto a área seria dividida em 52 glebas para a produção de frutas, hortaliças e instalação de pequenas granjas que seriam suficientes para abastecer o mercado local e ainda importar para as cidades vizinhas, ao invés de serem esses produtos exportados de terras sergipanas. O pouco tempo à frente da Prefeitura o impediu de ver concretizado esse projeto de que nunca mais se falou e a área prevista para ele, hoje está cheia de chácaras e residências particulares. No dia 04 de agosto de 1979 Frederico Fausto Agostinho de Mello passava a chefia do Executivo Municipal para Abel Barbosa e Silva.

Por PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário