domingo, dezembro 20, 2020

Barreiras ( Núcleo Colonial de Petrolândia-PE) - Conheça um pouco de sua história


Barreiras ( Núcleo Colonial de Petrolândia-PE).

Em 1943 foi implantado, no município de Petrolândia (PE), o Núcleo Agroindustrial São Francisco, pela extinta Divisão de Terras e Colonização (DTC) do Ministério da Agricultura, onde se iniciaram os primeiros plantios de cebola irrigada no Submédio.

Após a criação CVSF (Comissão do Vale do São Francisco) - antecessora da Suvale, hoje Codevasf - em 1948, foram criados vários Núcleos de Colonização, entre eles o do Paracatu (MG) e de Petrolândia (PE), "pioneiros em reforma agrária", entre as décadas de 1950/60.

O projeto de irrigação do povoado de Barreiras, na antiga Petrolândia, é fruto desses esforços governamentais para gerar emprego e renda no semi-árido. Os projetos de irrigação em Petrolândia, incentivados pela Sudene, são contemporâneos aos Projetos Nilo Coelho, em Petrolina (PE) e Mandacaru, em Juazeiro (BA).

Estes se desenvolveram rapidamente, sem hiatos, enquanto Petrolândia, apesar de pioneira, teve suas atividades suspensas durante o processo de construção da Barragem de Itaparica, em suas diversas fases, como desapropriação de terras, construção da barragem, transferência de cidade e instalação dos novos perímetros irrigados.


Confira abaixo fotos marcantes da história de Barreiras



























Fonte: José Torres
Fotos: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre




Nenhum comentário:

Postar um comentário