quinta-feira, outubro 22, 2020

Petrolândia: Cachorro doente, infestado de carrapatos e cego é amarrado em calçada e caso de maus-tratos e abandono é denunciado


Mais um caso de maus-tratos a animais acontece em Petrolândia e revolta os protetores e tutores de animais. Segundo denúncia que chegou a este Blog, um cachorro - doente, cego e infestado de carrapatos - foi amarrado em uma calçada, do lado de fora da casa dos responsáveis por ele. Entramos em contato com a ONG que defende, a duras penas e sob ameaças, os direitos dos animais em Petrolândia. 

Segundo a presidente da entidade, o caso chegou ao seu conhecimento e três pessoas diferentes, indignadas com a situação lastimável do cachorro, enviaram fotos e vídeos do animal e pediram a intervenção da ONG Abrasfa.     

A presidente da ONG afirmou que, na terça-feira (20), visitou o local e conversou com a "tutora" do animal. A "dona" do cachorro informou que o animal sofria convulsões, é cego e que tentou, mas não teve sucesso de cura da doença. Segundo a protetora, ela tentou sensibilizar a tutora e os moradores da casa sobre a responsabilidade que tinham com o animal sob sua guarda, mas não houve sucesso na negociação, pois a tutora além de formalizar o abandono do cachorro, recusando-se a retirá-lo da rua e protege-lo, ainda se recusou a auxiliar os voluntários da ONG na primeira assistência ao animal, a ministração de remédio para acabar com os carrapatos. 

Segundo a presidente da ONG, após um processo que é emocionalmente desgastante para os voluntários, que se comovem com a situação de dor dos animais, o cachorro foi resgatado e está em um abrigo provisório, já medicado. De acordo com ela, há suspeita de o animal ter sido afetado por cinomose, doença infectocontagiosa provocada por vírus, que pode ser transmitid pelo contato entre os cães ou com locais e objetos contaminados. A cinomose é evitada pela vacinação dos animais ainda filhotes.  

A ONG vai dar prosseguimento à denúncia para evitar que o caso fique impune, com processo para responsabilizar os tutores por maus-tratos e abandono do cachorro. 

Lei Sansão - Desde 29 de setembro de 2020, a Lei 14.064/2020 aumentou as penas para maus-tratos a cães e gatos, crime que passou a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, ou seja, o infrator não pode ter outro animal sob seus cuidados. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa. Em Pernambuco, existe também legislação estadual para punir os crimes de maus-tratos a animais (silvestres, exóticos, de carga, domésticos e domesticados), com multas que vão de R$ 1.000 a R$ 10 mil.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Essas pessoas não tem nenhum tipo de qualificação para ter animais.
    A Léi precisa ser cumprida.

    ResponderExcluir