terça-feira, outubro 27, 2020

Petrolândia: Fortes ventos, chuvas e trovões registrados no município na noite desta segunda (26) foram causados por altas temperaturas, diz Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima)

Temporal provocou pânico na pizzaria Forno a Lenha, na Orla Fluvial de Petrolândia (Veja vídeo abaixo)

Fortes ventos, chuvas e trovões foram registrados na noite de segunda-feira (26) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Em pleno temporal, servidores da prefeitura fazem esforços para socorrer poste de iluminação inclinado pela força do vento causando perigo a quem passava na Avenida da Orla da cidade (Foto/Assis Ramalho/BlogAR)




Fortes ventos, chuvas e trovões foram registrados na segunda-feira (26) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os fenômenos ocorreram do início da noite até 0h desta terça (27). 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), altas temperaturas aliadas a um corredor de umidade causaram os fenômenos no município.

"Um sistema convectivo de mesoescala está associado com a tempestade subtropical Mani. Essa tempestade forma um corredor de umidade, que gerou o fenômeno no extremo oeste de Pernambuco", explicou o meteorologista da Apac, Thiago do Vale.

Thiago ainda pontuou que o corredor de umidade e as altas temperaturas resulta numa condição favorável para a formação das chamadas nuvens cumulonimbus. "Quando [esse tipo de nuvem] surge com intensidade há rajadas de vento e chuvas intensas", completou.

Conforme informou a Apac, não é possível medir a velocidade dos ventos no município - nas regiões próximas, essa velocidade foi de 42 km/h.

Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário