domingo, setembro 06, 2020

Petrolândia/Tacaratu: Diocese de Floresta anuncia o falecimento do Padre Henrique Schuten

Padre Henrique Schuten
Celebração no Santuário de N. Sra. da Saúde, em Tacaratu, em 2018

A Diocese de Floresta anunciou, em rede social, o falecimento do ex-pároco Padre Henrique Schuten, aos 90 anos. Confira a nota de pesar, abaixo transcrita.

"Acreditamos que ao Senhor pertence tudo, o que Ele fez e faz é por amor". É com imensa tristeza, mas confiante na ressurreição, que comunicamos a todos o falecimento de Pe. Henrique Schuten. Missionário da Sagrada Família, ao longo dos seus 61 anos de vida sacerdotal escolheu o nosso sertão como campo de evangelização, pois "este era o seu lugar". Sabemos que faltam adjetivos para qualificar esse "holandês-sertanejo". Sua sabedoria, amizade, pregação. Era algo que contagiava a todos e que marcou nossa comunidade paroquial e igreja diocesana. Mas como está escrito no livro da Sabedoria: "A vida dos justos está nas mãos de Deus". (Sb. 3, 1) E esta era a certeza que acompanhou Padre Henrique no decorrer dos seus 90 anos de vida. Toda nossa comunidade paroquial se entristece com essa perca, mas elevamos nosso louvor de gratidão à Deus pelo convívio, pela amizade, companheirismo... Descanse em paz, Padre Henrique, temos a plena certeza que neste momento já se encontra ao lado de Deus, desfrutando da Jerusalém Celeste. #Luto

A Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu, também em rede social, divulgou a nota de falecimento. 

"Descanso eterno dai-lhe Senhor! Acaba de ser confirmada a partida de Pe. Henrique Schuten para a casa do Pai. Grande colaborador, missionário e sacerdote que doou muitos de seus dias na Paróquia Santuário da Mãe da Saúde."

O cantor e compositor tacaratuense Josildo Sá, que está em Aver o Mar, no município de Sirinhaém, litoral sul de Pernambuco, citou o padre em post no Instagram. "Viva Padre Henrique. Inesquecível! Descanse em Paz!", escreveu Josildo.

Padre Henrique Schuten em 2017 durante celebração de Novena de São Francisco de Assis em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)
Ex- párocos de Petrolândia, Padre Henrique Schuten e Padre Giovanni Malacrida são aclamados pelos fiéis após celebração de novena em 2017 (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)
Padre Henrique Schuten 

Filho de Bernard Schuten e Maria Gezina Roelfs, Henrique (Henderikus) Schuten nasceu em Lagtuwede (Holanda) aos 26 de novembro de 1929. Professou as primeiros votos aos 08 de setembro de 1954, e foi ordenado presbítero no dia 26 de julho de 1959. Já no final de 1961, embarcou para o Brasil, para se inserir e colaborar na missão desenvolvida pelos Missionários da Sagrada Família na região Nordeste do Brasil.

No decorrer de quase seis décadas de missão, atuou em diversas paróquias do sertão nordestino, e apenas alguns anos nas cidades litorâneas. Trabalhou especialmente em paróquias do Rio Grande do Norte, Ceará e de Pernambuco. Por trinta anos foi pároco de Tacaratu, Diocese de Floresta, de onde estendia sua atenção pastoral a uma vasta região de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Ali teve um destacado trabalho social, além de professor de formador de diversas gerações no Colégio Nossa Senhora da Saúde. Por alguns anos, foi professor de teologia no Instituto Franciscano, em Recife.

Na década de 1970, se notabilizou pela luta ao lado das famílias despejadas para a construção de usinas hidrelétricas. Também era muito conhecido pela sua cosmovisão multidisciplinar e progressista, e sua autodidaxia em teologia, bíblia, espiritualidade e pastoral. Isso valeu-lhe críticas de algumas autoridades eclesiásticas, mas era muito benquisto pelo povo. Até um mês atrás, continuava estudando como um jovem universitário, assessorando vários grupos e publicando seu pensamento e suas provocações, que ele chamava “Migalhas Evangélicas”, no seu perfil no face book.

Gostava de dizer que ele não era holandês, nem brasileiro, nem pernambucano, mas sertanejo, pois se identificava com a sina e a luta deste povo. Em 2014, decidiu voltar para sua terra natal. Mas, depois de pouco mais de um ano, pedia insistentemente para voltar ao Brasil, ou melhor, ao sertão. “Quero morrer no sertão!”, dizia ele, com voz emocionada.

Retornando ao Brasil, voltou à sua pobre residência em Floresta/PE, onde vivera muitos anos. Uma casinha simples, ao lado da capela dedicada a Sant’Ana, onde vivia sozinho, sem nenhuma pessoa que o servisse, a não ser o cuidado de fiéis da vizinhança. A partir dali desempenhava sua missão de ser presença e de orientação, especialmente da juventude. Manifestações de carinho e comunhão, especialmente durante sua enfermidade, podem ser vistas no seu perfil no face book (https://www.facebook.com/henrique.schuten).

No dia 9 de agosto, o Pe. Henrique foi encontrado desmaiado na sua casa. O bispo e os fiéis logo providenciaram sua remoção para o hospital de Floresta, onde se constou que ele havia sofrido um AVC. Alguns dias depois, foi transferido a Caruaru, para um hospital com mais recursos. Como não teve melhoras significativas, foi removido para Recife, onde foi acompanhado de perto pelos coirmãos, além de alguns amigos/as fiéis de Floresta. Ali veio a falecer às 16h45 do dia 6 de setembro. Seu corpo será transladado para Floresta, como era seu desejo manifesto. Ali será velado na sua amada comunidade de Sant’Ana. Será sepultado em Floresta amanhã, 7 de setembro, à tarde.

Que o Pe. Henrique descanse no sertão que sempre amou, e viva eternamente na Paz d’Aquele a quem serviu e anunciou!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário